Publicidade
Indústria
Whey do Brasil inaugura indústria no dia 13 de junho em Palmeira das Missões
Nova planta teve investimento de R$ 250 milhões e terá capacidade de produzir 100 toneladas de produtos em pó
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quarta, 28 de maio de 2025 às 08:31h
Atualizado em: quarta, 28 de maio de 2025 às 08:33h

Está programada para o dia 13 de junho, a inauguração da Whey do Brasil Alimentos S.A. em Palmeira das Missões, indústria voltada à transformação de soro de leite. O evento deverá contar com a presença do governador Eduardo Leite e simboliza um novo momento para a cadeia leiteira do Rio Grande do Sul.
Resultado da união de sete laticínios regionais — Mandaká Alimentos, Laticínios Friolack, Laticínios Frizzo, Laticínios Stefanello, Laticínios Kiformaggio, Laticínios São Luis e Doceoli Alimentos —, a empresa nasce com a proposta de agregar valor ao leite produzido no estado, por meio da fabricação de derivados de soro com alto valor agregado, como whey protein, compostos lácteos e soro em pó.
Com investimento inicial de R$ 250 milhões, a unidade ocupa 25 mil metros quadrados e tem capacidade para processar 1,2 milhão de litros de soro fluido por dia. A produção estimada é de 100 toneladas diárias de produtos em pó. A operação já gera 150 empregos diretos e indiretos e projeta dobrar sua capacidade de processamento em médio prazo.
A Whey do Brasil utilizará tecnologia de ponta nos processos de evaporação e secagem, apostando na eficiência e na sustentabilidade. Entre as práticas adotadas estão o reaproveitamento de água, uso racional de recursos hídricos, cogeração de energia e mitigação de impactos ambientais.
A expectativa é atender diferentes setores da economia, como alimentício, cosmético, farmacêutico e de nutrição esportiva, tanto no mercado interno quanto externo. A nova indústria posiciona Palmeira das Missões como referência nacional na produção de derivados lácteos de alta performance.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Tribuna da Produção