A Prefeitura de Ametista do Sul confirmou a ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Semeando o Saber, um investimento estratégico na qualificação do atendimento às crianças da rede pública. A obra tem início previsto para o junho e será executada pela empresa vencedora da licitação, com valor contratado de R$ 533.500,00. A finalização está prevista até 30 de dezembro de 2025.
Segundo o prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva, o projeto tem como principal objetivo aumentar a capacidade de atendimento da instituição, oferecendo mais espaço e recursos para as crianças, reduzindo a lista de espera e aprimorando ainda mais a oferta educacional no município. A iniciativa também visa atender às demandas crescentes da comunidade, que hoje conta com cerca de 220 crianças em idade de educação infantil.
A nova estrutura contará com três novas salas de aula de 28 m², três salas adaptadas com a mesma metragem, além de uma brinquedoteca ampla de 82 m² e banheiro. Com a criação de seis salas, a estimativa é de que sejam ofertadas em torno de 100 vagas, caso o atendimento seja em meio turno. Se as crianças forem atendidas em turno integral serão, aproximadamente, 60 novas vagas.
Os recursos para a ampliação devem ser oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do programa de Construção, Ampliação e de Escolas de Educação infantil (MDE).
– A ampliação da Emei Semeando o Saber reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da educação desde a primeira infância, garantindo melhores condições para o desenvolvimento pedagógico, social e emocional das crianças de Ametista do Sul – finaliza o prefeito.