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Infraestrutura
Iniciado projeto executivo da rodovia da Integração Mercosul
Obra estratégica ligará Rodeio Bonito, Liberato Salzano e Trindade do Sul, promovendo desenvolvimento regional
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quarta, 02 de julho de 2025 às 11:47h
Atualizado em: quarta, 02 de julho de 2025 às 11:52h

Teve início a execução do projeto executivo da Rodovia da Integração Mercosul, que ligará os municípios de Rodeio Bonito, Liberato Salzano e Trindade do Sul, em um trecho de 33,5 quilômetros. A obra, considerada estratégica para o desenvolvimento regional, está sendo coordenada pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Alto Uruguai (Cimau), e será executada pela empresa Centofante Engenharia Ltda, contratada após processo licitatório.
A iniciativa marca uma nova etapa na concretização de uma demanda antiga da comunidade regional. O projeto está dividido em três trechos, sendo do Km 1 ao Km 11, do Km 11 ao Km 22 e do Km 22 ao Km 33,5. A primeira fase dos trabalhos contempla o levantamento topográfico, essencial para garantir a precisão dos projetos de engenharia. A  equipe técnica da Centofante Engenharia está mapeando o trajeto com foco na delimitação da faixa de domínio, identificação de interferências (como postes e edificações) e pontos com potencial para instalação de terceiras faixas. Simultaneamente, são realizadas sondagens geotécnicas, com coletas de solo para análises laboratoriais que auxiliarão no dimensionamento do pavimento.
A rodovia projetada contará com duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura cada, além de acostamentos laterais de um metro, assegurando maior segurança e fluidez no tráfego.

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EVTE realizado pela URI/FW
Segundo o prefeito de Pinhal e presidente do Cimau, Luiz Carlos Pinto Ribeiro, o projeto já conta com estudos ambientais e de viabilidade econômica aprovados, realizados pela URI. A expectativa é de que, em até 120 dias, a empresa conclua todas as etapas do projeto executivo, com a entrega de pelo menos um trecho já nas próximas semanas.
– É um projeto que liga regiões produtivas, polos educacionais, turísticos e econômicos. Vai conectar o Norte gaúcho ao aeroporto de Chapecó, ao Estado de Santa Catarina, à região Celeiro e também ao Mercosul, especialmente, à Argentina. Um traçado com enorme potencial de crescimento para a nossa região – destacou o presidente do Cimau. 
O custo estimado da obra gira em torno de R$ 90 milhões, valor que poderá ser ajustado conforme as análises técnicas dos trechos. Para a viabilização financeira, os prefeitos envolvidos têm atuado em diversas frentes, buscando apoio da bancada gaúcha em Brasília, do governo estadual e da iniciativa privada, por meio de programas que utilizam o ICMS como fonte de financiamento.

Atenção da comunidade
Durante os trabalhos de campo, a empresa Centofante Engenharia solicita à população que não retire ou danifique os marcos topográficos eorreferenciados que estão sendo instalados ao longo do trajeto. Esses pontos são fundamentais para a coleta precisa de dados e qualquer interferência pode comprometer o andamento do projeto.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai