Publicidade
11º Edição
Festival Atena movimenta o cenário cultural de FW
Mais de 800 artistas participaram da 11ª edição, que contou com 100 apresentações e 22 oficinas gratuitas
Por: Henrique Brocco
Publicado em: quinta, 10 de julho de 2025 às 10:07h
Atualizado em: quinta, 10 de julho de 2025 às 10:12h

O 11º Festival Atena transformou Frederico Westphalen em um dos principais polos culturais do interior do Rio Grande do Sul. Durante dez dias consecutivos de programação gratuita, o evento reuniu mais de 900 participantes, entre artistas, produtores culturais, estudantes e educadores, consolidando-se como um espaço democrático e multilinguagem de expressão artística.

Publicidade

Com sede principal na URI e atividades também realizadas na UFSM, ACA e no Em Cena Centro de Dança, o festival promoveu mais de 30 atrações culturais gratuitas, contemplando dez linguagens artísticas: dança, teatro, música, literatura, artes visuais, audiovisual, circo, fotografia, desenho e artesanato. No total, foram cerca de 100 apresentações de artes cênicas, além de exposições, oficinas, seminários e mostras.

Nesta edição, o Festival Atena contabilizou 150 inscrições para apresentações e exposições em galeria, reunindo 848 artistas em cena, com a participação total de aproximadamente 900 artistas, incluindo os que atuaram em seminários, cursos e reuniões técnicas.

Um dos destaques do festival foi o expressivo número de oficinas culturais e técnicas oferecidas previamente em mais de 12 escolas e instituições públicas. Ao todo, foram 22 oficinas voltadas a estudantes e profissionais, ampliando o alcance formativo do projeto para além dos palcos. Outro momento simbólico foi a entrega de mais de 400 medalhas a crianças protagonistas das apresentações, reforçando o compromisso do festival com o incentivo às novas gerações.

Além do mérito artístico, o festival também contou com R$ 30 mil em premiações, estimulando a produção cultural regional e valorizando os talentos envolvidos.

A realização da 11ª edição do Festival Atena só foi possível graças ao suporte do poder público municipal, com destaque para o apoio institucional e o financiamento via emendas impositivas do Legislativo, reforçando o compromisso de vereadores e da gestão com o desenvolvimento cultural e turístico do município. O festival integra o calendário oficial de eventos de Frederico Westphalen e tem ganhado visibilidade em toda a região Sul.

Segundo Giancarlo presidente da ACA, a edição de 2024 representou “A consolidação de um movimento cultural capaz de promover, de forma totalmente gratuita, manifestações artísticas multilinguagem, estimulando e sensibilizando a comunidade do interior do RS e SC ao intercâmbio e à integração sociocultural”. Ainda segundo ele, “O Festival Atena seguirá prosperando na medida em que continuar facilitando o livre acesso às fontes da cultura e ao pleno exercício dos direitos culturais. Nossa missão é seguir fortalecendo esse espaço como um verdadeiro palco da diversidade artística e humana”.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai