O Consórcio Intermunicipal do Médio Alto Uruguai (Cimau) e o Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau) realizaram a assinatura do contrato para execução de um projeto da Consulta Popular voltado à capacitação de jovens, nesta sexta-feira, 15, em Rodeio Bonito. O ato ocorreu no Centro de Eventos Sicredi e contou com a presença do secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, além de autoridades regionais.
O projeto, orçado em R$ 554,36 mil, prevê a oferta de 30 cursos em 14 áreas temáticas, contemplando 15 municípios integrantes do Cimau e do Codemau: Ametista do Sul, Caiçara, Cristal do Sul, Dois Irmãos das Missões, Erval Seco, Nonoai, Novo Tiradentes, Palmitinho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu do Sul e Vista Alegre. Cada cidade sediará de um a dois cursos definidos a partir de demandas levantadas junto às secretarias municipais. As capacitações terão certificado, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), com cargas horárias entre 20 e 100 horas. Os cronogramas para início das atividades devem ser divulgados nas próximas semanas.
A mesa de autoridades foi composta pelo presidente do Cimau e prefeito de Pinhal, Luiz Carlos Pinto Ribeiro; prefeita em exercício de Rodeio Bonito, Márcia Beatriz Vedana; vereador de Pinhal, Claudiomiro Martins Pinto, representando o Legislativo dos municípios integrantes do consórcio; secretário Gilmar Sossella; presidente do Codemau, Márcia Faccin; diretor administrativo e professor universitário da URI, Alzenir José de Vargas; coordenadora da agência FGTAS/Sine de FW, Catiane Priscila Barbosa; e pelo presidente da Acisa, Sinésio Immich.
Segundo os organizadores, a iniciativa amplia a qualificação profissional e preparar os participantes para o mercado de trabalho, fortalecendo o desenvolvimento econômico e social de forma integrada na região.