Publicidade
2ª CRS
Treinamento reforça combate ao Aedes aegypti na região
Objetivo é prevenir surtos de arboviroses como dengue, zika e chikungunya
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quarta, 20 de agosto de 2025 às 14:03h
Atualizado em: quarta, 20 de agosto de 2025 às 14:10h

A 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Frederico Westphalen, promoveu na terça-feira, 19, um treinamento voltado ao uso de equipamentos de nebulização UBVs e de borrifação para o Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), técnicas aplicadas no controle do mosquito Aedes aegypti e na prevenção de surtos de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. A capacitação ocorreu no Parque de Exposições do município, reunindo servidores da vigilância ambiental de cidades que integram a 2ª CRS.

Publicidade

Segundo o especialista em saúde e médico veterinário da 2ª CRS, Mauro Lorda Dornelles, o objetivo do treinamento foi apresentar as características dos produtos e equipamentos utilizados no controle químico por Ultra Baixo Volume (UBV), como o nebulizador CIELO ULV, além de orientar sobre o uso dos inseticidas aplicados em ações de BRI.

– O treinamento aborda desde a regulagem da vazão e dosagem recomendada, até questões de segurança para os trabalhadores, limpeza e armazenamento adequado dos equipamentos. A ideia é qualificar os agentes para que o trabalho de campo seja feito com maior eficiência e segurança – destaca Dornelles.

Também participou da formação, o especialista em saúde e biólogo da 2ª CRS, Márcio André Geroldini, que reforçou a importância da atualização técnica dos agentes para enfrentar o avanço do mosquito transmissor. Agentes de endemias de Frederico Westphalen participaram da atividade, que deve servir de base para novas ações de combate ao Aedes aegypti no município e em toda a região.

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom Prefeitura FW
Fotos