Publicidade
Mobilidade
AEFW defende soluções para o estacionamento rotativo
Presidente e diretoria da AEFW estiveram presentes em audiência pública representando a classe empresarial
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: sexta, 22 de agosto de 2025 às 10:35h
Atualizado em: sexta, 22 de agosto de 2025 às 10:40h

O estacionamento rotativo é uma demanda antiga de empresários e da comunidade, pois impacta diretamente no fluxo de veículos no centro da cidade, facilitando o acesso dos consumidores e contribuindo para a organização do trânsito. Diante disso, foi realizada na quarta-feira, 20, uma Audiência Pública convocada pela Câmara de Vereadores para debater o Projeto de Lei Nº 077/2025, que institui o novo Sistema de Estacionamento Rotativo Pago em Frederico Westphalen.

Publicidade

A proposta apresentada pelo Executivo traz um modelo diferente do que já foi praticado no município. O novo modelo não prevê concessão, mas execução por meio de locação de serviços. Essa mudança foi bem recebida pela classe empresarial e também pelos vereadores que, anteriormente, estiveram reunidos com a diretoria da AEFW na sede da entidade, quando o projeto foi detalhado pelo Executivo Municipal.

Durante a audiência, parlamentares e comunidade apresentaram apontamentos e sugestões, muitas delas consideradas relevantes para o aperfeiçoamento do projeto. Representando a classe empresarial, o presidente da AEFW, Alessandro Dal Piva, reforçou a importância de manter o foco em soluções: “O estacionamento rotativo é um tema que impacta diretamente na rotina do comércio, na mobilidade urbana e no acesso da comunidade ao centro da cidade. O que precisamos agora é unir forças em vez de apenas relatar erros ou apontar falhas do passado. Se, no entendimento dos vereadores, o projeto precisa de ajustes, o que de concreto precisa ser feito? Vamos trabalhar para que essas alterações ocorram, mas sem perder de vista que o objetivo maior é atender a comunidade e oferecer um sistema eficiente. Quando o foco está na comunidade, as forças se unem; quando o foco está na polemização, as forças se dividem”.

No fim da quinta-feira, 21, o Executivo Municipal retirou o projeto de tramitação para realizar ajustes. Em nota da assessoria de imprensa, a AEFW reforça seu compromisso em continuar representando os empresários e contribuindo para que o projeto seja ajustado com clareza e segurança, garantindo que o novo modelo atenda tanto os interesses da classe empresarial quanto da população de Frederico Westphalen. A entidade seguirá acompanhando os próximos passos junto ao Executivo e Legislativo, mantendo o diálogo aberto e construtivo para que a cidade avance rumo a uma solução eficaz e equilibrada.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom AEFW