O diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o frederiquense Luciano Faustino, recebeu a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa na quarta-feira, 20. A honraria – uma das mais relevantes concedidas pelo parlamento – reconhece personalidades que se destacam pela atuação em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Sul. A homenagem foi proposta pelo deputado Dirceu Franciscon.
A solenidade, realizada no Salão Júlio de Castilhos, reuniu autoridades, parlamentares, servidores públicos e convidados. No evento, foi destacada a trajetória de dedicação de Faustino, funcionário concursado do Daer desde 2012, com destaque para seu vasto conhecimento técnico e habilidade em gestão pública.
À frente do Daer desde 2019, Faustino tem liderado a autarquia em um período de profundas mudanças e desafios. "O departamento se transformou ao longo dos anos, passando de um órgão construtor para um gestor de contratos. Estamos à frente de muitas obras de reconstrução, além de um investimento histórico de R$ 755 milhões que já resultou na conclusão de 26 acessos municipais, 20 em andamento e 16 para começar”, destacou o diretor-geral.
O deputado Dirceu Franciscon ressaltou a trajetória de esforço de Faustino. “A tua dedicação valeu muito a pena, e hoje isso é motivo de orgulho para tua família, porque teu trabalho beneficia todo o Rio Grande do Sul”, enfatizou.
Em seu discurso, o diretor ressaltou o papel dos colegas da autarquia para esse reconhecimento. “Não posso deixar de agradecer aos meus colegas de Daer, pois esta medalha não é só minha. Enfrentamos muitos desafios juntos. Completamos 88 anos de existência, e o Daer é hoje um departamento em transformação. E nós queremos ser essa transformação”, afirmou.
Perfil
Natural de Frederico Westphalen, Luciano Faustino é graduado em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ingressou no Daer em 2012, por concurso público, sendo lotado primeiramente na Superintendência Regional de Lajeado. Em 2015, foi nomeado superintendente titular da região. Em 2016, tornou-se diretor de Infraestrutura Rodoviária. Assumiu a diretoria-geral em 6 de dezembro de 2019 e, em 2025, tornou-se o dirigente mais longevo a comandar a autarquia. Em 23 de junho, ele contabilizou 2.026 dias no cargo, superando a marca do primeiro diretor do Daer, José Baptista Pereira (2.025 dias, de 1938 a 1943).