Publicidade
Futsal
Superclássico de dúvidas e incertezas
Guarani e AFUCS se reencontram para mais um embate no Gauchão de Futsal
Por: Eduardo Faria
Publicado em: sexta, 22 de agosto de 2025 às 16:08h
Atualizado em: sexta, 22 de agosto de 2025 às 16:14h

A Região vai parar para acompanhar mais um encontro entre AFUCS e Guarani Futsal neste sábado, 23, às 20 horas, no Ginásio Júlio Gemeli, em Seberi, válido pela 13ª rodada do Gauchão. Com as duas equipes querendo o alívio e a tranquilidade neste momento da temporada, o 24º encontro entre os rivais é a grande oportunidade de espantar a pressão.

Publicidade

Para afundar o rival

A AFUCS, mandante do clássico de sábado, está na 16ª colocação da tabela, e soma 10 pontos conquistados em 11 partidas disputadas, sendo o primeiro time fora da zona de rebaixamento. A Laranja Mecânica busca a vitória para se afastar do Z-3 e afundar ainda mais o Guarani nas últimas posições do torneio.

O time de Seberi não vence o Verdão a quatro jogos, com o último triunfo ocorrendo no dia 6 de abril de 2024, no Ginásio do Itapagé, pela Taça Farroupilha, onde a equipe seberiense venceu o Verdão por 3 a 2.

O duelo ainda representa aos comandados de Ramon Machado a retomada dos bons resultados na temporada, tendo sido derrotados fora de casa pela AMF de Marau por 3 a 2 na última partida, quebrando a sequência positiva de triunfos contra o Atlântico de Erechim, além da classificação na Copa dos Pampas diante do Santa Rosa.

Para puxar o outro pro buraco

Já do lado do Guarani Futsal as coisas andam um pouco mais difíceis no atual momento da temporada. O Verdão é a única das 19 equipes do Gauchão Série A que ainda não sentiu o gostinho da vitória na competição e amarga a vice-lanterna do campeonato com apenas 6 pontos conquistados em 11 jogos.

Vendo o maior rival na porta da zona de rebaixamento, os comandados de Juninho Madruga – que fará a sua estreia em clássicos – buscam o triunfo para diminuir a diferença para a AFUCS na tabela, que hoje é de quatro pontos. Para isso, o Bugre conta com o bom retrospecto diante do maior rival, com duas vitórias e um empate nos três jogos disputados em 2025.

Este será o último duelo do Guarani antes do jogo de volta das oitavas de final da Copa dos Pampas contra a AMF, que ocorrerá na quarta-feira, 27, às 20 horas, no Ginásio do Itapagé. Para este encontro, o Verdão detém a vantagem do empate, após ter vencido o time de Marau na ida por 3 a 2, sendo esta a última vitória do Guarani até o momento.

Na torcida por um grande jogo

O Superclássico de número 24 pelo Gauchão de Futsal ocorrerá a pouco menos de um ano do último embate realizado entre as duas equipes nesta competição. Na edição de 2024, o tradicional duelo da região acabou ficando marcado por um caso de racismo de um torcedor da AFUCS contra o goleiro Léo Silva do Guarani na volta para o intervalo, quando o placar estava em 0 a 0.

Na oportunidade, o time de FW acabou se retirando de quadra e decidiu não disputar o segundo tempo, o que ocasionou para o Bugre a derrota nos tribunais por 3 a 0 e os pontos da partida indo para o lado da AFUCS.

Histórico

Este será o 24º Superclássico da história entre as duas equipes. Somando todos os confrontos, a vantagem é do Guarani que possui 11 vitórias, contra 7 da AFUCS, o duelo ainda conta com 5 empates.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai