Publicidade
Região
Escolas da região são destaque na Mostra Científica da 20ª CRE
Projetos premiados garantem vaga na etapa estadual em Porto Alegre
Por: Diego Macagnan
Publicado em: segunda, 25 de agosto de 2025 às 10:02h
Atualizado em: segunda, 25 de agosto de 2025 às 10:15h

A 20ª Coordenadoria Regional de Educação (20ª CRE) promoveu, na sexta-feira, 22, a Mostra Científica Regional das Escolas Estaduais. O evento ocorreu no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Palmeira das Missões, com participação de estudantes e professores da região.

Publicidade

Os trabalhos foram avaliados em três modalidades, além da Mostra Cultural. Os primeiros colocados em cada categoria conquistaram vaga para a Mostra Científica Estadual, que ocorrerá em Porto Alegre.
Na categoria Séries Iniciais, foram premiados os projetos “Robotizando com material reciclável”, do Instituto Estadual Borges do Canto, de Palmeira das Missões; “As engrenagens do universo”, da Escola Estadual Castelo Branco, de Frederico Westphalen; e “Reciclagem e tecnologia: criando caminhos para a sustentabilidade”, da Escola Estadual Alfredo Westphalen, de Seberi.

Entre os trabalhos das Séries Finais, receberam premiação “Do guarda-roupa ao deserto: o custo oculto da moda descartável”, da Escola Estadual Vila Velha, de Palmeira das Missões; “Cadeia alimentar e teia alimentar ecológica: a conexão da vida na natureza”, da Escola Estadual Mathias Balduíno Huppes, de Cristal do Sul; e “Construção de um protótipo de barco sustentável coletor de resíduos sólidos suspensos em rios no município de Caiçara”, da Escola Estadual Caiçara, de Caiçara.

No Ensino Médio, foram destaques os projetos “Lixeira sustentável: sistema de separação automática para melhorar a reciclagem no Brasil”, da Escola Estadual São João Batista, de Novo Barreiro; “Sabores da terra: reaproveitamento integral dos alimentos”, da Escola Estadual Padre Francisco Goettler, de Jaboticaba; e “Coopceedo: fazendo gestão com eficiência e sustentabilidade”, do Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza, de Cerro Grande.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da 20ª CRE