Publicidade
Tradicionalismo
Pinheirinho do Vale celebra a chegada da Chama Crioula
Após doze dias de cavalgada, fogo sagrado foi acendido no CTG Repontando o Gado
Por: Eduardo Faria
Publicado em: segunda, 25 de agosto de 2025 às 14:39h
Atualizado em: segunda, 25 de agosto de 2025 às 14:45h

Pinheirinho do Vale celebrou neste domingo, 24, a chegada da Chama Crioula ao município e na região. O fogo sagrado do tradicionalismo foi trazido pelos cavalarianos da 28ª Região Tradicionalista (28ª RT) e foi aceso no Centro de Tradições Gaúchas Repontando o Gado.

Publicidade

 

Foram doze dias de cavalgada, partindo dos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, onde a centelha foi entregue aos cavalarianos, que enfrentaram mais de 470 quilômetros carregando a chama. Agora, o fogo sagrado ficará aceso sob cuidados no CTG até o dia 20 de setembro, data em que é comemorada o Dia do Gaúcho, além de participar de eventos da Semana Farroupilha em Pinheirinho do Vale.

 

O domingo, 24, ainda contou com homenagens aos cavalarianos da 28ª RT, e ao senhor Marino Gausman, um dos principais nomes do tradicionalismo da região, que foi condecorado com uma placa pela prefeitura municipal e pelos organizadores do evento. O público presente ainda pode aproveitar um belo almoço típico gaúcho juntamente com um fandango na parte da tarde comandado pelo cantor Giba Gaiteiro.

 

Estiveram presentes na chegada da Chama Crioula o prefeito de Pinheirinho do Vale, Elton Tatto, o vice-prefeito, Ulisses Blitz, a coordenadora da 28ª RT, Mirtes Terezinha Quadros, além de vereadores e outras autoridades do município. Chama Crioula serão distribuídas aos 14 municípios.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai