A Comissão Nacional de Soluções Fundiárias inicia nesta terça-feira, 2, em Nonoai, uma série de encontros para tratar de conflitos envolvendo comunidades indígenas e moradores da região. A programação reúne representantes do CNJ, TJRS, TRF4, Funai, Ministério dos Povos Indígenas, Estado do RS, prefeitos, vereadores e lideranças locais.
As atividades começam com reunião entre as comissões e gestores municipais na Câmara de Vereadores de Nonoai. Na sequência, ocorre encontro com agricultores, comerciantes e demais não indígenas impactados pelo processo de demarcação. Também está prevista visita técnica em áreas indicadas pelos moradores.
Na quarta-feira, 3, haverá audiência pública com a participação da sociedade civil dos quatro municípios envolvidos, além de visita à Aldeia Pinhalzinho, em Planalto. Na quinta, 4, a agenda inclui reuniões na aldeia Bananeiras, em Gramado dos Loureiros, e Sede, em Nonoai.
A programação encerra na sexta-feira, 5, com o retorno das comissões, após cinco dias de atividades voltadas à busca de soluções para os impasses fundiários.