O 3º Fórum Gaúcho de Paisagismo e Turismo Rural e a 3ª Mostra de Arte e Jardim prosseguiu na quarta-feira, 10, em Ametista do Sul. A programação iniciou cedo, no salão paroquial, com a recepção dos participantes no momento “Entre Pães, Cucas e Schmieren”.
Depois, ocorreram quatro oficinas temáticas sobre paisagismo em jardins escolares, com Deise Moraes; plantas adequadas ao clima, com Laura Scheffer; mesa posta que encanta e diferencia no turismo rural, com Marli Berno Werworn; e os benefícios dos jardins terapêuticos para idosos, com Leandro Diel Rupp.
À tarde houve a palestra Valorização da gastronomia como produto turístico, com Raquel Lunardi; o case da Rota Caminhos da Pommers Serra e Rota do Jacuí, de Agudo; além de uma roda de conversa sobre turismo com lideranças locais, regionais e estaduais.
Ainda, ocorreu o Painel Turismo Regional: Direto ao Ponto, com representantes do município de Ametista do Sul, Emater/RS-Ascar, Amzop, AMNG, ATAP, ADTA, Sicredi, Cresol e URI/FW. A mediação foi do jornalista Marcelo de Bona, do Grupo RBS.
O jornalista comentou sobre a relevância das discussões realizadas em Ametista do Sul. “Fiquei muito feliz em participar de um debate que tratou do turismo como desenvolvimento. Ouvimos ideias e sentimos a boa vontade de todos os envolvidos, desde autoridades até quem está na linha de frente do setor, especialmente o produtor rural. O turismo rural envolve a água, o vinho, que cresce na região, mas também tudo o que é produzido no interior do município, e temos muito a mostrar. Ouvi a expressão de que ‘Ametista do Sul é a locomotiva’, e quero cada vez mais propagar essa força do turismo da região. Sei das dificuldades de logística e da distância geográfica, mas tenho convicção de que, com o esforço coletivo, conseguiremos levar a região ao pódio entre as mais visitadas do Rio Grande do Sul”.
Destaques
O presidente da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz, esteve presente, e destacou a importância do evento para o fortalecimento do setor. “O fórum vem se consolidando como o grande evento de turismo rural do Rio Grande do Sul. Nesta edição, tivemos um número expressivo de participantes de várias regiões do Estado e um debate relevante sobre as conexões necessárias para o crescimento do turismo, que se apresenta como uma oportunidade sustentável diante dos desafios enfrentados pela agricultura e resgata memórias, valorizando as características do meio rural e promovendo bem-estar a quem o visita”.
O prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva, ressaltou a importância do fortalecimento regional por meio do turismo. “Como prefeito de Ametista, quero manifestar o sentimento de gratidão que temos. O nome de Ametista do Sul é lembrado em muitos lugares, mas queremos que a região como um todo seja reconhecida. Assim como já fomos uma das regiões mais pobres do Estado e hoje somos parte da Zona da Produção, também podemos nos transformar em referência no turismo do Rio Grande do Sul e do Brasil”.