A 8ª Mostra Sesc de Cinema levará ao público gaúcho um recorte da atual produção audiovisual do Rio Grande do Sul. Entre os dias 2 de outubro e 15 de novembro, dez cidades do Estado recebem sessões presenciais com 13 filmes. Em Frederico Westphalen, as atividades, gratuitas, ocorrerão entre 21 e 30 de outubro, no Cine Globo, escolas e no campus da UFSM-FW.
A programação geral contempla títulos em curta, média e longa-metragem de ficção, documentário e animação, abordando questões como identidade, ancestralidade, inclusão, luta de classes e memórias coletivas. Entre os destaques estão o documentário "Mães Atípicas: Quem cuida de quem cuida?", de Suélen Cunha, que traz à tona a realidade de mães que convivem com os desafios da deficiência e do espectro autista.
Também está previsto o longa "Memórias de um Esclerosado", de Thais Fernandes e Rafael Corrêa, que relata a trajetória do cartunista diagnosticado com esclerose múltipla; e o registro histórico "Cine Globo: Uma vida de cinema", de Christian Jafas e Carlos Roberto Grun, que resgata a importância de um dos últimos cinemas de calçada em atividade no interior do Estado.
Ainda integram o roteiro, obras como "Ana Cecília", "Cardo", "Cassino", "Nhemongarai", "Não tem mar nessa cidade", "O Jogo", "Jeguatá Xirê", "O Casaco" e "A Sinaleira Amarela".