A Câmara de Vereadores de Seberi realizou, na noite de quarta-feira, 17, sessão solene de entrega do Troféu e Diploma Osvaldo de Souza, durante a programação da Semana Farroupilha. A homenagem foi instituída pela Lei nº 5.206, de 2025, a partir de projeto da presidente da Câmara, Mara Lúcia de Araújo Falcão (MDB), para valorizar tradicionalistas que contribuem para a preservação da cultura gaúcha.
O troféu leva o nome de Osvaldo de Souza, primeiro patrão do CTG Querência da Serra (1969-1971). Nesta primeira edição, foram homenageados Adilson Manfio, indicado pelo CTG Querência da Serra, e Xisto Oliveira da Silva, indicado pelo DTG Amigos do Cavalo. A cerimônia incluiu a execução do Hino Nacional, apresentações tradicionalistas e a presença de autoridades municipais, representantes de entidades e do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Homenageados
Adilson Manfio nasceu em 13 de maio de 1971, em Erval Seco. Iniciou sua trajetória no tradicionalismo como fundador do CTG Rincão da Fortaleza, em 1991, assumindo funções de patronagem e participando das atividades da campeira. Em 2009, ingressou no CTG Querência da Serra, onde exerceu cargos de liderança entre 2020 e 2023. Atualmente atua como peão caseiro e participa das atividades campeiras.
Xisto Oliveira da Silva, natural de Palmeira das Missões, iniciou no tradicionalismo participando de cavalgadas no Brasil e na Argentina. Aos 16 anos, começou sua carreira como músico, compositor e radialista, integrando grupos musical tradicionalistas e divulgando a cultura gaúcha em diferentes estados e países. Participou da fundação de várias entidades, atuou como jurado e apresentador de festivais de música, trovas e poesias, e segue ativo aos 81 anos no DTG Amigos do Cavalo, do qual é fundador.
Cavalarianos conduzem a chama crioula
O grupo de cavalarianos conduziu a chama crioula de Caxias do Sul até Seberi, simbolizando a preservação das tradições. Participaram: Delíbio Franco Galvão, Erivelton Pereira Ramos, Adilson Visnieski de Souza, Jair da Silva, Olfeu Rui Camargo, José Carlos da Silva, Antônio Bertinatto, João Vitor Karpinski e Osvaldo Francisco Toledo.
A Moção de Aplausos, de autoria do vereador Ademir Vitalli, reconheceu o trabalho destes tradicionalistas, que colaboraram na condução da chama crioula, garantindo a continuidade da tradição e fortalecendo a cultura local.
Aldeia Farrapa e continuidade da tradição
A Aldeia Farrapa, espaço que abriga o acampamento da Semana Farroupilha em Seberi, foi criada em 1996, a partir de um concurso cultural de pesquisa histórica, com bandeira elaborada por Joaquim Cavalli Rodrigues. A cerimônia reforçou a importância da tradição gaúcha, reconheceu o trabalho de entidades e lideranças, e celebrou a continuidade das raízes culturais no município. O troféu e diploma foram entregues pela vereadora Mara Lúcia de Araújo Falcão, pelo prefeito Adilson Adam Balestrin e pelo vice-prefeito Adalberto Pegoraro, destacando o trabalho de preservação da tradição, o protagonismo das entidades e a dedicação das novas gerações.
Autoridades e representantes presentes
O evento contou com a presença do prefeito municipal, Adilson Adam Balestrin, e do vice-prefeito, Adalberto Pegoraro. Representando o Legislativo, estiveram presentes a presidente da Câmara, Mara Lúcia de Araújo Falcão (MDB), e os vereadores Ademir Vitalli (PP), Eder Paulo Mayer (MDB), Maria Marlene do Prado (MDB), Júlio Gonchoroski (MDB), Leonardo Lorencetti (MDB), Rafael Oliveira de Queiroz (PP), Renato Gemelli Bonadiman (PP) e o vereador Nelson Francisco da Silva (Nelsinho) (MDB), que não pôde comparecer devido à recuperação pós-cirúrgica.
Representando as entidades tradicionalistas, estiveram presentes o patrão do CTG Querência da Serra, Artur Geller, acompanhado da esposa Lisiane de Mello Geller, e o patrão do DTG Amigos do Cavalo, Adilson Braga da Silva. Também participaram o comandante do pelotão da Brigada Militar, Tenente Zonin, e o vice-presidente campeiro do MTG, Evandro Otero. O evento ainda contou com a presença da Rainha da Expointer 2025, Fernanda Hack.