Publicidade
Operação Nêmesis
Polícia Civil prende cinco investigados por homicídio em FW
Prisões estão relacionadas a crimes cometidos entre 2023 e 2024; investigação aponta vínculo com facção criminosa
Por: Redação
Publicado em: sexta, 19 de setembro de 2025 às 08:09h
Atualizado em: sexta, 19 de setembro de 2025 às 08:15h

A Polícia Civil, por meio da Operação Nêmesis, cumpriu cinco mandados de prisão preventiva contra investigados pelo homicídio de Vanderlei Sérgio Vargas da Silva, ocorrido em 18 de julho de 2023, no Bairro São José, em Frederico Westphalen. Na ocasião, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo na cabeça, em via pública, e morreu horas depois no Hospital de Clínicas de Passo Fundo. O inquérito concluiu que o crime foi ordenado por integrantes de uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas.
As investigações identificaram executores e mandantes. Segundo a Polícia Civil, a ordem para o homicídio partiu de um dos integrantes do grupo que já estava no sistema prisional.

Publicidade
Publicidade

O trabalho investigativo também apontou que o grupo seguiu atuando após o crime e está ligado a outros homicídios, como o de Rodrigo Esperadião de Mello, em 1º de janeiro de 2024, e o de Juliana Ferreira de Lima, em 14 de agosto de 2024. Neste último caso, a vítima, de 41 anos, foi morta a tiros em frente ao prédio da Assistência Social de Frederico Westphalen.

Entre as provas reunidas, foi identificada a arma usada no homicídio de 2023. Exame balístico do Instituto-Geral de Perícias confirmou que o projétil retirado do corpo da vítima partiu de um revólver apreendido em Ronda Alta, em posse de traficantes.

De acordo com o delegado Jacson Oiliam Boni, a investigação da Operação Nêmesis levou mais de dois anos e reuniu elementos suficientes para embasar os pedidos de prisão preventiva. O inquérito foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário. Os investigados permanecem presos, à disposição da Justiça.

Fonte: Jornal o Alto Uruguai