Como diz Galvão Bueno: “Haja coração!”. Esta conhecida frase representou muito bem o que foi o Gre-nal de número 448, de domingo, 21, no Estádio Beira-Rio. Desta vez, quem levou a melhor foi o Grêmio, que após dois anos, venceu o Inter por 3 a 2 em um jogo repleto de emoções.
Prometeu nada e entregou tudo
Com ambos os times pressionados devido aos recentes desempenhos, o primeiro tempo do clássico foi de muito bom futebol e trocação das duas equipes no Beira-Rio.
O Colorado abriu o placar com Alan Patrick, de pênalti, cometido por Erick Noriega encima de Bernabei, em um lance muito reclamado pelo Grêmio. Alguns minutos mais tarde, o Imortal reagiu e Carlos Vinícius empatou a partida de cabeça após o cruzamento de Marlon pela esquerda.
No final de primeiro tempo, mais um pênalti para o Colorado, novamente cometido por Noriega que colocou a mão na bola. Na cobrança, novamente Alan Patrick, que colocou o Inter na frente e marcou o seu oitavo gol em Gre-nais. Contudo, o torcedor do Clube do Povo nem teve tempo de comemorar, pois André Henrique, que entrou no lugar de Carlos Vinícius machucado, colocou a igualdade no placar.
Na volta para a segunda etapa, brilhou a estrela dos reservas do Grêmio, com Alysson Edward marcando o terceiro após menos de um minuto dentro do campo.
Ao final do duelo, quando restava apenas um minuto para ser jogado, o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou mais um pênalti para o Inter. Desta vez, Alan Patrick não conseguiu converter a cobrança e acertou a trave de Tiago Volpi, decretando a derrota do Colorado no Beira-Rio.
Sem lenha para o Machado
Com a derrota, o Internacional anunciou a demissão do treinador Roger Machado, após um ano e dois meses no comando da equipe. Mesmo com um bom início de 2025, quando conquistou o Campeonato Gaúcho, a sequência da temporada não foi positiva para o técnico, que demonstrou muita dificuldade em manter o bom desempenho da equipe na Libertadores, Copa do Brasil e no próprio Brasileirão.
Roger Machado deixa o Inter na 13ª colocação do Campeonato Brasileiro com 27 pontos conquistados. Pelo Colorado, desde 18 de julho de 2024, foram 74 partidas, com 34 vitórias, 20 empates e 20 derrotas, representando 55,7% de aproveitamento.
Quebra do jejum
Com a vitória, o Grêmio quebrou um tabu de oito partidas sem vencer o Internacional, que representava um período de pouco mais de dois anos sem triunfo. A última vez havia sido no dia 21 de maio de 2023, quando o Tricolor, comandado por Luís Suárez, bateu o maior rival pelo placar de 3 a 1.