Tem cara nova chegando pelos arredores do Estádio Beira-Rio. Trata-se do técnico argentino de 66 anos, Ramón Díaz, que chega ao Internacional para assumir a vaga deixada por Roger Machado, demitido após a derrota para o Grêmio por 3 a 2 no último domingo, 21, encerrando uma invencibilidade de dois anos do Colorado sobre o maior rival.
Don Ramón
Natural de La Rioja, o comandante que já possui mais de 20 anos de experiência na área técnica iniciou os seus trabalhados como treinador pelo River Plate, onde conquistou o maior título de sua carreira, uma Libertadores da América, em 1996. Depois de sua passagem de sete anos pelos Millonarios, o técnico rodou por equipes da Europa, Argentina, México, Arábia Saudita e até a Seleção Paraguaia, de 2014 a 2016.
No Brasil, Ramón Díaz trabalhou em dois clubes, Vasco e Corinthians, chegando com missões semelhantes, salvar as equipes do rebaixamento. Pelo Gigante da Colina foram 43 partidas comandadas, com 19 vitórias, 11 empates e 13 derrotas em uma passagem que durou nove meses. Já pelo Timão, foram 60 jogos, com 32 vitórias, 16 empates e 12 derrotas, ganhando um Campeonato Paulista encima do rival Palmeiras.
Em sua comissão técnica, o argentino conta com o auxílio de seu filho, Emiliano Díaz, que é responsável por realizar alguns treinamentos da equipe e até mesmo participar das entrevistas coletivas ao lado de seu pai.
Casamata que “habla”
Este será o sétimo treinador da gestão de Alessandro Barcellos, desde o ano de 2021. Ramón Díaz também entrará para uma seleta lista de técnicos estrangeiros que comandaram o Inter no período, se juntando ao espanhol Miguel Ángel Ramírez, os uruguaios Diego Aguirre e Alexander Medina, e o argentino Eduardo Coudet. O futuro comandante terá de quebrar uma “escrita” deixada pelos gringos que passaram pelo CT Parque Gigante e não deixaram saudades no coração da torcida colorada.
Para isso, contará com a ajuda de D’alessandro, ídolo da torcida colorada e atual dirigente de futebol, que foi lançado por Ramón Díaz ao profissional do River Plate em 2001.
Ramón Díaz já terá o seu primeiro desafio pelo colorado no próximo sábado, 27, contra o Juventude, às 18h30min, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O técnico assume o Inter na 13ª colocação, com 27 pontos, cinco acima do primeiro time da zona de rebaixamento, que é o Vitória, e 10 atrás do Bahia, primeiro time dentro do G-6.