A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BABM), realizou na segunda-feira, 29, fiscalizações em Erval Seco e Dois Irmãos das Missões, 62 mil metros quadrados (6,2 hectares) de supressão irregular de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica. Em Erval Seco, durante atendimento a uma demanda do Ministério Público Estadual, foi constatada a supressão de 49.700 metros quadrados de vegetação. Apesar da apresentação de uma licença ambiental, verificou-se que o documento não estava em conformidade com a legislação, não possuindo validade. Já em Dois Irmãos das Missões, a fiscalização foi motivada por alerta do sistema MapBiomas e apontou a intervenção em 12.300 metros quadrados de banhado, além da supressão de vegetação nativa, ambos sem a devida autorização do órgão ambiental competente.
Além de Erval Seco e Dois Irmãos das Missões, também foram identificadas irregularidades em Nova Alvorada, com supressão de 21.200 metros quadrados de vegetação em estágio avançado de regeneração, incluindo área de preservação permanente próxima a uma nascente.
Diante das constatações, foram caracterizados crimes ambientais e lavradas as respectivas Comunicações de Ocorrência Policial (COP). A soma geral, incluindo Nova Alvorada, alcança 83.200 metros quadrados (8,32 hectares).