A partir desta terça-feira, 7 de outubro, Frederico Westphalen passa a contar com uma Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O novo serviço amplia a estrutura de atendimento de urgência e emergência no município e na região.
Acolhimento e reconhecimento aos profissionais
Na manhã de segunda-feira, 6, a Secretaria Municipal da Saúde realizou o acolhimento da equipe que passa a integrar o Samu Avançado local. O ato também contou com a entrega de certificados a profissionais da Unidade de Suporte Básico (USB) de Frederico Westphalen, em reconhecimento aos 15 anos de atuação do serviço no município, implantado em 2010. Participaram do evento a coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ª CRS), Marly Vendruscullo, o vice-prefeito de FW, Chester Francescatto, a segunda-dama Izabel Francescatto, secretários municipais e servidores da saúde.
Estrutura e atuação regional
Conforme a secretária municipal da Saúde, Suzan Cristini Milani, o Samu Básico já realizou mais de 13 mil atendimentos desde sua criação, com média mensal entre 70 e 110 ocorrências, sendo 60% de natureza clínica e 40% de traumas. Com a instalação da Unidade de Suporte Avançado, o Samu local passa a dispor de 7 médicos, 5 enfermeiros, 6 técnicos de enfermagem e 10 condutores, com cobertura ininterrupta e regulação feita pela Central Estadual.
A coordenadora da 2ª CRS destacou que a nova unidade reforça a integração regional nos atendimentos de urgência, garantindo suporte técnico especializado aos 26 municípios abrangidos. A equipe da USA também será responsável pelos transportes intra-hospitalares de média e alta complexidade. A implantação da Unidade de Suporte Avançado do Samu representa um novo estágio na rede de atenção à saúde, com ampliação dos serviços de emergência e fortalecimento da estrutura regional de atendimento.