Publicidade
Enchentes
PF investiga fraudes em contratos de consultoria destinados à reconstrução de rodovias no RS
Ação conjunta deflagra operação de combate a crimes licitatórios, cartel e organização criminosa
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quarta, 08 de outubro de 2025 às 09:28h
Atualizado em: quarta, 08 de outubro de 2025 às 09:34h

A Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União – CGU e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, deflagrou, nesta quarta-feira, 8, a Operação Anteprojeto, visando apurar a prática de crimes licitatórios, crime de cartel e organização criminosa. Na ação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, sendo oito deles em Porto Alegre e região metropolitana, e outro em Brasília (DF).
Segundo apurado no inquérito policial, três grandes empresas de engenharia com sede no Rio Grande do Sul, teriam ajustado previamente suas propostas para obtenção de três contratos com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, que tinham como objeto a prestação de serviços de engenharia consultiva para elaboração de anteprojetos e projetos básicos e executivo de engenharia nas rodovias federais afetadas pelas enchentes.
O valor dos três contratos de consultoria ultrapassa R$ 72 milhões, e foram custeados com recursos federais oriundos de créditos extraordinários, vinculados à reconstrução do estado do RS.
 

Publicidade
Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da PF