O Grupo Escoteiro Lagoa da Figueira iniciou suas atividades no sábado, 25, em Caiçara. O evento foi realizado no Parque Municipal Guilherme Perlin, e contou com a participação do Grupo Escoteiro Mãos Unidas, de Frederico Westphalen, autoridades municipais, membros da diretoria, pais e crianças.
Pela manhã, no Centro de Convenções, o chefe estadual Adão Roberto, acompanhado da esposa, também integrante do movimento, e do chefe Eduardo Facco, do GE Mãos Unidas, apresentou à diretoria municipal a origem, metodologia e valores do escotismo, destacando princípios como respeito, responsabilidade, hierarquia, espírito de equipe e merecimento. Participaram do encontro o prefeito Zilio Roggia, a secretária municipal de Educação, Solania da Aparecida Popioleki Lira, a secretária municipal de Assistência Social, Mari Baldissera Pivetta, o presidente do GE Lagoa da Figueira, Gilmar da Silva, e demais membros da equipe diretiva.
No período da tarde, no Parque Municipal Guilherme Perlin, crianças e jovens participaram de atividades práticas coordenadas pelo GE Mãos Unidas e pelos chefes escoteiros. Foram realizadas dinâmicas como cabo de guerra, montagem de maca improvisada com instruções de primeiros socorros e exercícios de comandos e marcha escoteira. Os participantes foram organizados em oito grupos, cada um com monitor e submonitor, vivenciando o princípio do movimento “o maior protege o menor”.
No encerramento, a equipe vencedora foi anunciada, as crianças receberam lanche e o prefeito entregou uma cesta de produtos coloniais ao chefe Adão em reconhecimento à sua contribuição para o fortalecimento do escotismo.