Esta sexta-feira, 31, é o último dia que os proprietários de carros emplacados no Rio Grande do Sul têm para garantir desconto de até 5% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026. O benefício vale para quem faz parte do programa Bom Cidadão e incluem o CPF em notas fiscais.
Os descontos variam de 1% até 5% a depender do número de notas fiscais registradas com CPF. Obtém 1% de desconto quem juntar entre 51 e 99 notas fiscais com CPF; 3% de desconto entre 100 e 149 notas fiscais e 5% de desconto a partir de 150 notas fiscais. A contagem começou em 1º de novembro de 2024.
Como funciona
Para ter acesso ao benefício, motoristas precisam estar cadastrados no programa Nota Fiscal Gaúcha, ser proprietário de veículo emplacado no RS e quitar o IPVA dentro do prazo de vencimento, seja à vista ou parcelado.
Para se cadastrar e incluir o CPF em notas fiscais, é preciso acessar site do programa NFG ou o aplicativo. Ao fazer uma compra no RS, solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal. Somar até hoje, 31 de outubro, o número de notas fiscais exigidas pelo programa para obter os diferentes percentuais de desconto.
Quando for liberado o período para pagamento do IPVA, o desconto obtido será aplicado automaticamente na cobrança. 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 