Publicidade
Expediente reduzido
Sete municípios da região adotam turno único
Medida tradicional neste período busca reduzir gastos administrativos
Por: Camila Oliveira
Publicado em: segunda, 10 de novembro de 2025 às 08:30h

No último bimestre do ano, com o objetivo de reduzir custos administrativos, diversos municípios gaúchos adotam o turno único nas repartições públicas. Na área de abrangência do Jornal O Alto Uruguai, o regime já foi implementado em sete municípios: Boa Vista das Missões, Cristal do Sul, Cerro Grande, Erval Seco, Palmeira das Missões, Planalto e Seberi. O horário adotado, em sua maioria, é das 7 horas às 13 horas, de segunda a sexta-feira.

Publicidade
Publicidade

Em Boa Vista das Missões, o turno único permanece em vigor até 15 de fevereiro de 2026, mas não se aplica às secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. Em Cristal do Sul, o expediente reduzido vale até 28 de fevereiro do próximo ano nas secretarias administrativas, enquanto a Saúde mantém o funcionamento normal e a Educação entra no regime apenas durante o recesso escolar.

Já em Erval Seco, o decreto institui o turno único para todas as secretarias, com funcionamento das 7 horas às 13 horas, exceto a Saúde, que mantém atendimento integral, e a Educação, onde apenas o setor administrativo segue o novo horário. As secretarias de Obras e Agricultura funcionam em regime de plantão.

Em Palmeira das Missões, o modelo também está em vigor, com exceção das secretarias de Saúde e Educação, do Conselho Tutelar, da Casa da Criança e dos programas sociais. O mesmo horário é seguido em Cerro Grande, onde permanecem fora do turno único as secretarias de Saúde, Educação e serviços essenciais.

Seberi também aderiu à medida, excluindo do turno único os motoristas e farmacêuticos da Secretaria da Saúde, os vigilantes e servidores cedidos a convênios como o Polo UAB e o SAMU. O período de vigência ainda não foi definido.

Por sua vez, em Planalto, o expediente reduzido vale apenas às sextas-feiras até 15 de dezembro; a partir do dia seguinte, 16, o regime passa a ser aplicado de segunda a sexta-feira, com exceções para a Saúde, as escolas municipais e horários diferenciados da Secretaria de Obras, permanecendo em vigor até 15 de fevereiro de 2026.

Nos demais municípios da região, o funcionamento segue em expediente normal ou ainda não há definição sobre a adoção do turno único.

 

Situação do turno único nos municípios da região

Município

Situação

Alpestre

Não definido

Ametista do Sul

Não definido

Boa Vista das Missões

Em vigor até 15/02/2026

Caiçara

Não definido

Cerro Grande

Em vigor até 31/01/2026

Cristal do Sul

Em vigor até 28/02/2026

Dois Irmãos das Missões

Sem turno único

Erval Seco

Em vigor

Iraí

Sem turno único

Jaboticaba

Sem turno único

Novo Tiradentes

Sem turno único

Palmeira das Missões

Em vigor

Palmitinho

Não definido

Pinhal

Sem turno único

Pinheirinho do Vale

Sem turno único

Planalto

De 16/12 a 15/02/2026

Rodeio Bonito

Sem turno único

Seberi

Em vigor

Taquaruçu do Sul

Sem turno único

Vicente Dutra

Não definido

Vista Alegre

Sem turno único

Fonte: Jornal O Alto Uruguai