O Rotary Club de Frederico Westphalen celebrou, na sexta-feira, 21, meio século de atuação no município, em um jantar-baile realizado no Clube Recreativo e Cultural Harmonia. O evento marcou um momento histórico para a instituição, que chega aos 50 anos consolidando uma trajetória de impacto comunitário, formação de lideranças e transformação interna, refletindo também a evolução da sociedade.
Criado em 1975, o clube foi composto exclusivamente por homens durante décadas, seguindo o modelo tradicional do Rotary International. Esse cenário começou a mudar recentemente e ganhou grande simbolismo na gestão 2024/2025, quando o ingresso de novas integrantes impulsionou a ampliação feminina. Hoje, sete mulheres fazem parte do grupo, entre elas Lisi Lago Bakof, que rompeu um marco ao se tornar a primeira mulher a assumir a presidência do Rotary Frederico Westphalen.
Em seu discurso durante a celebração, Lisi destacou a importância do momento“Este não é apenas um marco para o Rotary, mas para todas as mulheres que desejam ocupar espaços de liderança e servir suas comunidades com coragem e propósito”, afirmou a presidente.
A entidade também celebrou sua contribuição para o crescimento do movimento rotário no município, tendo sido a base para a criação de núcleos hoje consolidados, como Rotary Barril, Rotary Colina, Rotaract, Interact e Kids, que ampliaram a atuação social e o desenvolvimento de lideranças em diversas faixas etárias.
O evento contou ainda com a presença do governador do Distrito 4660 do Rotary International, João Estula, acompanhado de sua esposa Ana Maria, reforçando a importância da data para o Rotary em nível regional, casais do Rotary de Palmeira das Missões também estiveram presentes. Durante a celebração, foi exibido um vídeo especial com registros históricos e depoimentos, e o jantar seguiu com baile animado pela Banda Itamone.