O Troféu Berimbau de Ouro, tradicional premiação que reúne mestres e personalidades da capoeira, terá sua 13ª edição em fevereiro de 2026, em Salvador. O evento segue como um dos principais momentos de celebração e registro das trajetórias na arte da capoeira.
Entre os nomes nacionais da capoeira no país, destaca-se a trajetória do Mestre Doutor, como é conhecido no mundo da capoeiragem, coordenador do Grupo Oxósse e referência na região norte do Rio Grande do Sul.
Professor formado em Educação Física, com duas especializações em Artes Marciais, mestrado em Educação e doutorado em Geriatria e ativo em projetos educacionais e culturais, Mestre Doutor tem desenvolvido ações de formação de crianças e jovens, exames de graduação e projetos de extensão que aproximam a capoeira das escolas e comunidades.
Natural de Cruz Alta e residente há 23 anos em FW, Mestre Doutor combina a prática marcial com a atuação acadêmica e educacional, participando de eventos, palestras que discutem a história e o papel social da capoeira na formação cultural. Sua atuação já foi registrada em ações locais e universitárias que reforçam a dimensão pedagógica da modalidade e somam 30 anos de capoeira.
Lucimauro será um dos homenageados nessa edição, representando o RS.