Enfim, a matemática e o Grêmio fizeram as pazes. Isto aconteceu na partida adiantada da noite desta terça-feira, 25, diante do Palmeiras, na Arena, em Porto Alegre, válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória por 3 a 2 diante do alviverde, o Imortal chegou aos 46 pontos na tabela de classificação, ultrapassando os cobiçados 45 pontos, pontuação considerada a ideal para escapar do rebaixamento.
Início de “mostrar o dedo”
Mesmo jogando dentro de seus domínios, diante do time reserva do Palmeiras, que poupou os seus jogadores para a final da Libertadores do próximo sábado, 29, o técnico Mano Menezes colocou a sua equipe para marcar de forma mais recuada, deixando o Porco tomar as principais iniciativas do jogo.
Com uma marcação passiva e deixando o time de Abel Ferreira trocar passes e chegar ao ataque, o tricolor atacava pouco, enquanto o adversário parecia contar os segundos para balançar as redes. Desta forma, aos 24 minutos, Facundo Torres, livre dentro da área, aproveitou a desatenção no lado direito de defesa do Grêmio para completar de cabeça o cruzamento de Ramón Sosa: 1 a 0 para o time verde.
Apenas no final do primeiro tempo que o clube gaúcho começou a se soltar e marcar mais presença no campo de ataque dos visitantes. E foi em uma cobrança de lateral, aos 47 minutos, que o belga Francis Amuzu igualou o placar, fazendo o seu quinto gol com a camisa tricolor e levando o empate para o intervalo.
Tão surpreendente quanto o gol na jogada de lateral foi a reação de Mano Menezes, que mostrou o dedo do meio para um torcedor, que o mesmo alegou na coletiva estar o xingando durante todos os 45 minutos iniciais.
Quanto mais qualidade melhor o desempenho
Na volta para a etapa complementar, o comandante gremista mexeu duas vezes, promovendo as entradas de Willian e Alysson Edward nos lugares de Pavón e Edenílson, este que havia sido vaiado pela torcida ainda na primeira etapa. Com a entrada dos jogadores, o Imortal melhorou e começou a comandar as ações, alugando o campo do Palmeiras.
Aos 15 minutos, em mais uma chegada pelo lado direito, Carlos Vinícius foi derrubado dentro da área por Aníbal Moreno, pênalti, que o próprio centroavante cobrou para virar a partida e fazer o seu décimo gol em treze partidas pelo Grêmio. Com a virada, o tricolor seguiu dominante, tendo Arthur como maestro do meio de campo no duelo.
Foi apenas aos 40 minutos que o time de Mano Menezes voltou a balançar as redes, novamente de pênalti, sofrido por Arthur, que ocasionou na expulsão do lateral Giay do Palmeiras. Na cobrança, Willian bateu firme e cruzado para aumentar a vantagem e praticamente selar a vitória.
Ainda houve tempo para o Palmeiras marcar mais uma vez, com o jovem zagueiro Benedetti, aproveitando a confusão dentro da área para, de cabeça fazer o 3 a 2. Mesmo descontando, já era tarde demais para Abel Ferreira e sua equipe, que chegaram ao quinto jogo consecutivo sem vencer no Brasileirão.
Será que dá?
Com a vitória, além de chegar aos 46 pontos, o Grêmio ainda avançou para a nona colocação, voltando a figurar na primeira página da tabela do Brasileirão. O Imortal está a dois pontos do São Paulo, oitavo colocado, que ainda tem chances de faturar uma vaga para a próxima Libertadores da América.
Para que isto aconteça, é necessário que ou Cruzeiro, ou Fluminense conquistem a Copa do Brasil, que abriria mais uma vaga para uma equipe brasileira na pré-fase da competição continental.
Enquanto isso, crescem os debates a respeito da permanência ou não de Mano Menezes no cargo de treinador para 2026. Com a chegada da nova gestão de Odorico Roman, o nome do técnico ainda é uma incógnita no Grêmio na próxima temporada.