Frederico Westphalen recebeu o encerramento da turnê “Acordis para a Vida” na última sexta-feira, 21, quando a Camerata Cordis realizou o concerto final da circulação na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A turnê 2025 contou com quatro apresentações do espetáculo em SC: Mondaí, Palmitos, São Miguel do Oeste e Tunápolis, sendo concluída com o concerto realizado em Frederico Westphalen.
A Camerata foi consolidada em 2024, após um processo iniciado em 2009, quando o professor Hélio Wahlbrinck passou a oferecer aulas de violino em Frederico Westphalen e, posteriormente, em municípios do Oeste catarinense e do Noroeste gaúcho. O trabalho resultou na formação de diferentes grupos instrumentais até a criação da Camerata Cordis, composta por alunos egressos da Escola Evangélica de Ivoti, alunos do professor e músicos da região.
A estrutura institucional é mantida pela Accordis – Associação Cultural Cordis, sediada em Mondaí, responsável por captação de recursos, projetos e ações voltadas à continuidade das atividades em parceria com o MusiKantiga, sediado em Frederico Westphalen. A turnê foi realizada pela ACURA e ACCordis, com apoio do MusiKantiga, sob fomento da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.