Depois de finalizar o ano com o vice-campeonato da Copa dos Pampas no dia 22 de novembro, sendo superado pela Uruguaianense, o Guarani Futsal já esboça algumas projeções para 2026. Com a próxima temporada se iniciando em março com a disputa da Taça Farroupilha, o Verdão terá três meses de preparação para o futuro que promete desafios, em especial na parte financeira.
Para tomar conhecimento dos planos para 2026, a reportagem do AU conversou com o presidente do clube, Selso Zonta, com o objetivo de entender o que podemos esperar do Bugre de FW para a próxima temporada.
Avaliação positiva de 2025
No que diz respeito à campanha feita pelo Verdão este ano, que chegou até as semifinais da Taça Farroupilha, oitavas do Gauchão e foi vice-campeão da Copa dos Pampas, a avaliação foi positiva, mas, segundo o próprio presidente, com a sensação de que ficou faltando “algo a mais”.
Ele também define a constante chegada e saída de jogadores como um fator para a demora no entrosamento da equipe que, quando se alinhou, teve um “bom rendimento”.
Planos para 2026
Para a temporada que vem, Selso Zonta destacou que o foco será de montar um time qualificado, tendo como o principal desafio lidar com as condições financeiras do clube, que, segundo o dirigente, “pesam muito na hora de contratar jogadores de nome”. Tudo dependerá do poderio e da capacidade de investimento, que não tende a ser muito, alta para que o Bugre de FW possa montar a sua equipe para 2026.
Quem substituirá Madruga?
Quanto ao futuro treinador, o dirigente fala que o Guarani possui um profissional com o mesmo perfil para substituir Juninho Madruga – que não seguirá no comando do Verdão – e que a diretoria estuda a futura comissão técnica para ver onde se pode chegar no futuro, sempre tendo de enfrentar as condições financeiras que não são das melhores.
Quando perguntado sobre quem poderia assumir o cargo de técnico, Selso Zonta deu pistas, dizendo que o profissional da vez já passou pelo Guarani como jogador e que vem trabalhando e se credenciando nos últimos tempos para se tornar treinador. Quanto a comissão técnica, a busca é por profissionais de Frederico e região, assim como em 2018, quando o Verdão conquistou a Série Bronze, como relembra o presidente. “A gente vai ver, vai fazer uma avaliação para ver se possível isso.”, completa Selso Zonta.