O Executivo Municipal de Seberi acompanhou, na sexta-feira, 19, a visita do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, ao Hospital Pio XII, referência regional em atendimento hospitalar. A agenda reforçou o compromisso do Governo do Estado e das lideranças locais com o fortalecimento da saúde pública e a ampliação da capacidade de atendimento na região.
Durante a visita, as autoridades conheceram as obras do Centro Especializado de Atendimento à Mulher e à Criança. A estrutura recebeu R$ 2 milhões de investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde, somados a R$ 900 mil de contrapartida da Fundação Hospitalar, totalizando um aporte expressivo para dar o pontapé inicial e qualificar o cuidado materno-infantil.
O novo centro foi projetado para ampliar o acesso, humanizar o atendimento e oferecer espaços adequados para consultas especializadas, exames, acompanhamento pré-natal, atenção ao parto e cuidados pediátricos, fortalecendo a rede de proteção à saúde da mulher e da criança.
Ampliação pediátrica, obstétrica e novos equipamentos
As lideranças também visitaram as dependências internas da Fundação Hospitalar, onde estão sendo aplicados recursos estaduais na ampliação das atividades pediátricas e de parto, além da incorporação de novos equipamentos hospitalares. Entre os investimentos recentes como novos equipamentos e mobiliário hospitalar adequado às normas técnicas.
Junto ao vice-governador estiveram o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel; o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum; os deputados estaduais Vilmar Zanchin e Rafael Braga; a coordenadora da Coordenadoria Regional de Saúde, Marly Vendruscolo, a administradora do hospital, Joice Nietzke; o presidente da Fundação Hospitalar Pio XII, Waldemir Ceretta; representantes do Legislativo Municipal, incluindo o presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Seberi, Júlio Gonchoroski, e os vereadores Maria Marlene do Prado e Leonardo Lorenzetti.
Também participaram, a prefeita em exercício de Seberi, Mara Falcão; o secretário municipal de Saúde, João dos Santos Lopes; o prefeito de Seberi, Adilson Adam Balestrin, acompanhado da primeira-dama Francislaine Trevisan Balestrin; além de demais lideranças regionais.