Publicidade
Ciência e tecnologia
TchêTurbo e UFSM/FW firmam parceria em projeto
Por: Cíntia Henker
Publicado em: quarta, 22 de setembro de 2021 às 11:26h
Atualizado em: quarta, 22 de setembro de 2021 às 11:34h

Por meio de uma parceria com o curso de Sistemas de Informação da UFSM/FW, a TchêTurbo conta com um grupo de pesquisadores acadêmicos atuando dentro da empresa. O projeto, que tem como objetivo unir o mercado de trabalho e ciência, será coordenado pelo professor e pesquisador da universidade, Ricardo Tombesi Macedo. 
Durante o período de 36 meses, quatro acadêmicos desenvolverão uma plataforma para monitoramento e gestão de infraestruturas de provedores de serviços de internet, baseada em técnicas de inteligência artificial. Em conjunto com os colaboradores da TchêTurbo, os estudantes devem realizar pesquisas relacionadas à área de gerenciamento dos dispositivos usados para prestar serviços de internet, de modo a empregar técnicas de inteligência artificial para analisar o tráfego e os ativos da rede, além de identificar eventuais problemas de funcionamento antes que o usuário final perceba seus dados. 
– Essa interação com as pesquisas desenvolvidas na universidade é essencial para que a empresa tenha contato com as tendências e possa compreender os cenários atuais e transformar o mercado de trabalho na área da tecnologia – destaca o CEO da TchêTurbo, Luiz Bastian Junior.
O coordenador do projeto, Ricardo Tombesi Macedo, também ressalta a importância desta ação para os acadêmicos. “Ao conduzir as atividades de pesquisa na empresa, os alunos passam a conhecer a realidade do mercado de trabalho e a rotina de um profissional da área da Tecnologia da Informação. Essa experiência contribui de forma significativa em sua formação profissional, permitindo que o mesmo conheça na prática muitos dos assuntos e conceitos estudados, muitas vezes, de forma teórica na universidade”, finaliza Macedo. 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da TchêTurbo
Vitrine do AU