As escolas de todo o Estado se preparam para receber os alunos novamente em suas salas, após mudanças nas regras da salvaguarda, que possibilitaram todo o RS ficar em bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado, permitindo, assim, o retorno presencial das aulas.
Na rede estadual, a Secretaria Estadual de Educação definiu o cronograma de volta dos alunos. Já na rede municipal, vários municípios ainda aguardavam algumas definições, até a publicação desta notícia, para cravar os dias em que alunos poderão voltar às salas.
Em todos os níveis e redes, o retorno será no modelo híbrido, ou seja, os estudantes terão aulas presenciais nas escolas, mas também contarão com atividades remotas. No ensino fundamental, a carga horária dos alunos será de três horas presenciais e uma remota, enquanto no ensino médio serão realizadas três horas presenciais e duas remotas.
Também, em todos os níveis educacionais, a volta às escolas das crianças e adolescentes será opcional a cada família. Neste sentido, cada pai, mãe ou responsável está recebendo ou já recebeu os termos de responsabilidade, que precisam ser assinados para permitir a volta dos estudantes aos educandários. Quem optar seguir com os estudos virtualmente, será possível fazê-lo.
*Confira a matéria completa na edição impressa do AU deste sábado, 1º de maio
Saiba como está o cronograma de volta às aulas nas redes municipais da região (até a publicação desta notícia)
Alpestre – Retornará em 10 de maio, para todas as turmas do ensino fundamental e educação infantil.
Ametista do Sul – Retornará na segunda-feira, 3, para educação infantil e todas as séries do ensino fundamental.
Boa Vista das Missões – Ainda não havia sido definido até o fechamento desta edição.
Caiçara – Retornará na segunda-feira, 3, com educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental. Na quarta-feira, 5, voltam o 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental e no dia 10 de maio, do 6º ao 9º anos da rede municipal.
Cerro Grande – Ainda não havia sido definido até o fechamento desta edição, mas cogitava retornar no dia 10 de maio.
Cristal do Sul – Ainda não havia sido definido até o fechamento desta edição, mas cogitava efetuar o retorno a partir do dia 12 de maio.
Dois Irmãos das Missões – Ainda não havia sido definido até o fechamento desta edição, mas a previsão era retomar no fim de maio.
Erval Seco – Programa o seu retorno a partir de 17 de maio.
Frederico Westphalen – Retorna na segunda-feira, 3, a educação infantil e os 1º e 2º anos do ensino fundamental. No dia 10 de maio, retornam às salas os alunos do 3º, 4º e 5º anos e no dia 17 de maio, o 6º e o 9º anos do ensino fundamental.
Iraí – Ainda não havia divulgado o cronograma até o fechamento desta edição.
Jaboticaba – Prevê retornar às aulas no dia 10, mas com possibilidade de alteração na data.
Novo Tiradentes – Reportagem não conseguiu contato até o fechamento desta edição.
Palmitinho – Retornará na segunda-feira, 3, para o Pré A e Pré B da educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental. Demais níveis e turmas terão o retorno escalonado a partir da segunda semana de maio.
Pinhal – Ainda não havia sido definido até o fechamento desta edição.
Pinheirinho do Vale – Ainda não havia sido definido até o fechamento desta edição.
Planalto – Está programado para acontecer a partir de 10 de maio.
Rodeio Bonito – Retorno dia 10 de maio para todas as turmas e níveis da rede municipal. Termo de responsabilidade para os pais será disponibilizado na próxima semana.
Seberi – Reportagem não conseguiu contato até o fechamento desta edição.
Taquaruçu do Sul – Retornará na segunda-feira, 3, com todas as turmas do ensino fundamental, além do Pré A e Pré B da educação infantil. Na terça-feira, 4, retorna a Creche 3 e na quarta-feira, 5, Creche 2, ambos da educação infantil.
Vicente Dutra – Ainda não havia sido definido até o fechamento desta edição, mas cogitava retornar no dia 10 de maio.
Vista Alegre – Retornará em 10 de maio para todas as turmas do ensino fundamental e Pré A e B da educação infantil. Os demais níveis do ensino infantil voltarão em outras datas.