O torcedor gremista que foi acompanhar o retorno do Grêmio ao Estádio Estrela D’alva 44 anos depois teve de ter mais paciência do que se esperava. Isto porque a partida que estava programada para às 21h30min, atrasou em quase quarenta minutos por conta de problemas na iluminação do campo.
Quando a bola rolou, o time alternativo colocado por Luís Castro deu conta do recado e bateu o Guarany por 2 a 0, assumindo temporariamente a primeira colocação geral da primeira fase. Este também foi o último jogo de testes para o treinador português antes dos primeiros grandes compromissos da temporada, como o Clássico Gre-Nal de domingo, 25, e o início do Brasileirão na quarta-feira, 28.
As idas e vindas da fronteira
Depois dos quarenta minutos de atraso, a partida começou em ritmo lento, com o Guarany propondo uma marcação mais física e bem postada, dificultando a criação gremista. A chance de maior perigo veio apenas aos 38 minutos, quando Enamorado alçou a bola na área e André Henrique carimbou o travessão de Jonathan.
Já na segunda etapa, o Grêmio se viu com um jogador a mais logo de cara, com a expulsão de Michel Bennech após acertar um duro carrinho em Caio Paulista. Mesmo com um a mais, o imortal ainda tinha dificuldades e Luís Castro teve de promover as entradas de Gabriel Mec e Carlos Vinícius.
E foi com essa dupla que tricolor abriu o placar, após Mec acertar um belo cruzamento de direita e o centroavante matador cabecear firme para marcar o seu quarto gol na temporada. Com a vantagem, as coisas começaram a ficar mais fáceis e, oito minutos mais tarde, Edenílson ampliou após aproveitar a bola sobrada dentro da área e colocar no cantinho de Jonathan, para dar pontos finais ao jogo.
Vamos falar de Gre-Nal?
Mesmo contra a vontade de Luís Castro, tudo agora resume-se ao Clássico Gre-Nal do próximo domingo, 25, às 20 horas, no Estádio Beira-Rio. O novo comandante gremista já pôde sentir um pouco do clima da rivalidade em sua entrevista coletiva, onde com veemência se recusava a falar sobre o tradicional confronto, querendo destacar os principais pontos do duelo contra o Guarany.
De qualquer forma, o tricolor vai até a cada do maior rival no final de semana para defender a boa campanha e tirar a primeira prova da real qualidade da equipe e do novo modelo do treinador português neste início de 2026.