Milhares de fiéis de diferentes municípios da região participaram, neste domingo, 8, da 53ª Romaria de Nossa Senhora de Lourdes, realizada no Distrito de Osvaldo Cruz, em Frederico Westphalen. O evento ocorreu de forma integrada à 28ª Romaria Diocesana do Enfermo e reuniu romeiros que seguiram a pé desde a área central de Frederico Westphalen, pela BR-386, e também do município de Palmitinho, pela RSC-472.
A programação iniciou nas primeiras horas da manhã, com celebração da Santa Missa às 6 horas, na Reitoria Nossa Senhora de Lourdes. Às 6h30min, ocorreu a tradicional caminhada até a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, com saída em frente à Catedral Santo Antônio. A acolhida aos romeiros aconteceu às 9 horas, seguida da Missa Solene às 10h30min, presidida pelo bispo diocesano de Frederico Westphalen, Dom Antonio Carlos Rossi Keller, com bênção especial aos enfermos e às famílias. Durante a homilia, o bispo destacou o sentido cristão da missão dos fiéis diante das dificuldades da vida. “O sofrimento e a fragilidade não diminuem a importância da pessoa diante de Deus; ao contrário, também são caminhos de fé, de esperança e de testemunho cristão”, afirmou.
Programação
Ao meio-dia foi servido almoço comunitário, e, durante a tarde, ocorreram o sorteio da ação entre amigos, além dos tradicionais festejos populares. A romaria encerrou um ciclo de celebrações iniciado com a novena preparatória, realizada entre os dias 29 de janeiro e 6 de fevereiro (última sexta), na Reitoria Nossa Senhora de Lourdes.