Publicidade
Política
Cigres receberá comitiva do Ministério do Meio Ambiente
Durante o encontro, a expectativa é que os representantes do governo federal oficializem repasse de R$ 4,9 milhões ao consórcio
Por: Nícolas Rahmeier
Publicado em: terça, 28 de setembro de 2021 às 16:57h
Atualizado em: terça, 28 de setembro de 2021 às 17:05h

O Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres) receberá, nesta sexta-feira, 1º, uma comitiva do Ministério do Meio Ambiente, liderada pelo ministro da pasta, Joaquim Leite. Na ocasião, a expectativa é de que Leite oficialize a entrega do investimento de R$ 4,9 milhões, conquistado pelo consórcio ainda em 2020. A agenda está marcada para as 14 horas, na sede do Cigres. 
O recurso, oriundo de direitos difusos do Ministério da Justiça, atendeu a proposta do consórcio cadastrada por meio de edital, para aquisição de um trator sobre esteiras, uma retroescavadeira sobre esteiras, dois caminhões-caçamba e oito caminhões coletores de resíduos, por meio do programa federal Lixão Zero. Os veículos e máquinas já estão na sede do consórcio em Seberi, às margens da BR-386/158, onde chegaram ainda nos meses de agosto e setembro de 2020. 
O evento contará com a presença dos prefeitos dos 31 municípios que integram o consórcio, além de demais lideranças regionais. O presidente do Cigres, prefeito de Novo Tiradentes, Luiz Carlos Benedette, destaca que a visita da comitiva do Ministério é histórica para o consórcio, agradecendo também o empenho do ex-presidente Edmilson Pedro Pelizari e toda a sua diretoria na busca por este investimento, contando também com o apoio do senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS), que já confirmou presença no ato. 
O coordenador do consórcio, ex-prefeito de Pinheirinho do Vale, Elton Tatto, destaca que para o Cigres é uma grande honra receber o ministro, tendo a oportunidade também de apresentar toda a evolução pela qual o Cigres está passando, com inúmeros investimentos voltados a sustentabilidade. 

Publicidade

Agenda prévia
Ainda, durante a agenda dos representes federais, outros compromissos serão cumpridos em municípios da região, como apresentação de projetos ambientais da região, em Nonoai; almoço no restaurante subterrâneo do museu de pedras preciosas, em Ametista do Sul; visita de conhecimento da tecnologia da fabricação de fertilizante (Frederico Westphalen). 
 

Fonte: O Alto Uruguai com informações da Ascom do Cigres
Vitrine do AU