Publicidade
Novidade
Indústria de bebidas Ferigollo busca consolidar turismo de aventura e conhecimento na região
Com passeios de paratrike, visitas a cachoeiras e a produção cervejeira, nova atração reúne opções diversas e únicas para visitantes
Por: Douglas Cavalini
Publicado em: segunda, 18 de outubro de 2021 às 10:17h
Atualizado em: segunda, 18 de outubro de 2021 às 10:33h

Com uma paixão pela produção de bebidas que dura mais de duas décadas, passada de geração a geração, a Indústria de Bebidas Ferigollo segue sua ampliação, alcançando cada vez mais novos horizontes. Inicialmente estabelecida como vinícola ainda em 1997, a produção ganhou um novo braço quase 20 anos depois, em 2016 quando surgiu a Topa Beer, cervejaria que traz desde opções mais leves até as artesanais de alta fermentação.

Publicidade


Mas a origem da paixão pela produção remonta a uma data ainda mais antiga. Foi no ano de 1943 que Gildo Ferigollo mudou-se de Ivorá para Frederico Westphalen. “Meu avô foi quem iniciou essa produção. Depois, meu pai, Nelso seguiu o trabalho e pegou gosto pela coisa, assim como eu. Até hoje produzimos as bebidas com a mesma essência do campo daquela época, mas com a sofisticação que a tecnologia de hoje permite”, partilha Cleverton Ferigollo, que hoje toma conta da produção dos Vinhos Ferigollo e Topa Beer Cervejaria, localizada na Linha São José, interior de FW.


A vinícola, que conta com produção própria das uvas em transição para o plantio 100% orgânico, possui uma linha de vinhos tinto bordô, bordô com niágara e vinhos branco niágara e moscato também a linha de espumantes. “São bebidas produzidos com ativante de fermentação e levedura importada, que torna um vinho de qualidade sem ressaca e dor de cabeça”, garante o produtor.


“Topa tomar uma?”
Há cinco anos, Cleverton passou a produzir a bebida favorita dos brasileiros: a cerveja. Porém, seguindo as leis de outro país, a Alemanha, local onde foi escrita a Lei da Pureza da bebida, em 1516, que assegura que toda boa cerveja tenha somente esses três ingredientes: água, malte e lúpulo. 
Assim nasceu a Topa Beer, que produz cervejas e chopes artesanais. No início a produção era pequena e feita no porão da propriedade, com brassagens – termo que se refere ao processo transformação do amido dos grãos de malte em açúcar fermentáveis (maltose) e não fermentáveis (dextrinas) – de 50 a 60 litros. Hoje, são 1.100 litros por brassagem. “O nome vem dessa ideia de um convite, ‘topa topar uma?’, que surgiu em conversa com um amigo”, conta Ferigollo.


A linha possui rótulos diversos, com cervejas mais leves como a Cream Ale, que se assemelha a uma pilsen tradicional, a Malzbier, cerveja escura adocicada e de baixo teor alcoólicos. Também possui a linha de alta fermentação, que são mais saborosas, aromáticas e amargas, como do tipo American Pale Ale e India Pale Ale.


Por não serem tão leves quantos as cervejas populares, feitas para consumo em grande escala, Ferigollo cita uma barreira no consumo dessas cervejas pelos clientes da região. “Estamos tentando superar isso, junto com outras cervejarias. É uma barreira cultural, queremos que as pessoas experimentem uma cerveja melhor, lupulada, que traz mais aroma, sabor e, em alguns casos, amargor acentuado”, analisa.

A estrela da produção
Cleverton explica que é o lúpulo que dita o estilo da cerveja que será produzido. Por ser tão importante na produção das cervejas artesanais, o cervejeiro possui uma plantação própria da planta, que supre parte da quantidade utilizada na produção. “O lúpulo adicionado controla o amargor, aroma e sabor da bebida, dependendo do momento em que se adiciona a dose de lúpulo no processo de fervura, que vai de uma escala de 60 minutos até zero. Quando se coloca no início da fervura, adiciona-se a primeira dose de lúpulo para dar o amargor. Depois, de 22 minutos pro final da fervura, é adicionado para controlar o sabor, e no zero minuto é adiciona a dose de aroma”, exemplifica.

Registro no MAPA
A Indústria de Bebidas Ferigollo é a única vinícola em Frederico Westphalen com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a primeira vinícola e cervejaria de toda a região com o cadastro. O processo para a obtenção do registro envolve a elaboração de uma série de alvarás, licenças, laudos, manuais e relatórios que garantem que as instalações e a produção estão adequadas com as normas do ministério. Segundo Cleverton, foram dois anos de tramites para obter o registro.

Turismo de aventura e conhecimento
Em breve a indústria também terá um espaço dedicado ao atendimento de turistas, que poderão consumir as bebidas produzidas direto da fábrica, além de poderem aproveitar opções gastronômicas. Para os fãs de aventura, o local também conta com uma pista de paratrike para voos de instrução e a Arena Paintball, que permite que os visitantes pratiquem o esporte de tiro de ar comprimido. Também haverá passeios em cachoeiras e pelas instalações da fábrica, para que os turistas conheçam e compreendam como funciona a produção dos vinhos e cervejas Ferigollo.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU