Publicidade
Dados agropecuários
Declaração anual de animais tem prazo alterado
Em vez de janeiro, período passou para os meses de junho a outubro
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: terça, 18 de janeiro de 2022 às 14:18h
Atualizado em: terça, 18 de janeiro de 2022 às 14:30h

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SEAPDR) alterou o prazo para atualização cadastral dos produtores e declaração anual dos animais em 2022. Antes realizado em janeiro, o novo período agora será entre 1º de junho e 31 de outubro. 
A diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), Rosane Collares, explica que desde o ano passado a SEAPDR vem trabalhando junto à Procergs, empresa responsável pelo sistema informatizado da Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul, em uma nova plataforma de declaração de rebanho e cadastro de produtores. O objetivo é que a coleta de dados agropecuários, que é obrigatória, ocorra de forma mais completa, assertiva e confiável, o que repercutirá positivamente para toda a cadeia pecuária do Estado.
A nova ferramenta possibilitará, conforme a diretora do DDA, em um segundo momento, que o produtor consiga fazer as declarações e atualização cadastral de forma online, facilitando o cumprimento das suas obrigações junto ao Serviço Veterinário Oficial.

Publicidade

Declarações complementares
A Secretaria da Agricultura ressalta que as declarações complementares de evolução de rebanho, nascimentos, mortes ou consumo seguem disponíveis a qualquer tempo para o produtor rural registrar junto à Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) local, por meio do preenchimento do formulário de Declaração Complementar. Além disso, o formulário pode também ser encaminhado preenchido e assinado para o e-mail da IDA local, disponível no site.

Fonte: Com informações da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul
Vitrine do AU