Publicidade
Creluz
Usina Cerro do Sol recebe transformadores
Instalação tem capacidade inicial de geração 3.3 megawatts, carga suficiente para abastecer três municípios do porte de Cerro Grande
Por: Redação
Publicado em: segunda, 31 de janeiro de 2022 às 13:45h
Atualizado em: segunda, 31 de janeiro de 2022 às 13:47h

A obra de construção da Usina Cerro do Sol, da Creluz, em Cerro Grande, segue evoluindo em ritmo acelerado, e na última semana recebeu os transformadores, peças fundamentais para o processo de efetivação da geração de energia. Eles serão os responsáveis por transformar a energia gerada jogando-a na rede para o Sistema Integrado Nacional (SIN).

Publicidade

Os equipamentos são da marca Weg e foram fabricados na unidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, cada um com 1.760 MGW de potência. Nos próximos dias, chegam também os inversores, também peças fundamentais para a operação do complexo.

O presidente da Creluz, Elemar Battisti, destaca que a obra está evoluindo rapidamente e assim que concluída e havendo a autorização dos órgãos reguladores do sistema, poderá iniciar a geração. Esta é a décima segunda planta de geração da Cooperativa, sendo a quarta usina solar, com capacidade inicial de geração 3.3 megawatts, carga suficiente para abastecer três municípios do porte de Cerro Grande.

Nova usina será ligada por meio da subestação Pinhal Augusto Moro

A Usina Cerro Do Sol será ligada por meio da subestação Pinhal Augusto Moro e está sendo construída ao lado de Cerro Grande, na parte alta do município, onde a Creluz adquiriu uma área de aproximadamente sete hectares, voltada para o norte, com excelente orientação solar.

O valor investido será de R$ 15 milhões entre aquisição de área, escavação, cercamento, projetos elétricos, subestação, iluminação de segurança, câmeras de monitoramento com fibra ótica, dois transformadores, mão de obra, obras contra cheias, tubulação, drenagem, taludes com gramados, arruamento e equipamentos modernos para a operação a distância, entre outros.

O novo complexo de geração representa o maior investimento da história até aqui no município em um único projeto e segue os padrões arquitetônicos e de engenharia tradicionais da cooperativa, além de gerar energia verde, sendo amigável ao meio ambiente contribuindo com a atuação sustentável, já consolidada pelo grupo.

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações Edevaldo Stacke/Ascom Creluz
Vitrine do AU