Publicidade
Dia da Mulher
A força feminina no Poder Legislativo
Vereadoras e presidentes das Câmaras da região falam sobre a importância da participação feminina no meio político
Por: Redação
Publicado em: domingo, 06 de março de 2022 às 09:29h
Atualizado em: domingo, 06 de março de 2022 às 09:39h

A comemoração de mais um Dia Internacional da Mulher se aproxima e com a chegada da data, reflexões sobre a importância da atuação da mulher nos espaços sociais e de liderança passam a pautar debates.

Publicidade

Em 2022, comemora-se 90 anos da existência do Código Eleitoral de 1932, que prevê, a partir de uma série de lutas e reivindicações históricas da classe feminista, garantias políticas para as mulheres, como o direito de votar e ser votada. Nos dias de hoje, quase um século depois, praticamente todos os municípios da região possuem representatividade de mulheres em seus parlamentos. A vereadora de Iraí, Ana Paula Rodrigues, destaca o papel da mulher na política como de caráter fundamental e que a sua representação propicia um debate adequado em torno de questões fundamentais como saúde e educação. “Dessa maneira (com a presença feminina na política) é proporcionado diálogos e pensamentos mais abrangentes em relação a pautas femininas. Porém para que consigamos ocupar o espaço e a igualdade é necessário que os políticos, os partidos e o Estado se comprometam e estimulem uma mudança nesse cenário”, comenta Ana Paula.

Representatividade na prática

Atualmente, dentre os 22 municípios de abrangência do jornal O Alto Uruguai, em 82% deles existe ao menos uma mulher ocupando uma cadeira no Poder Legislativo. São 29 vereadoras desempenhando suas funções, o que representa 15% do parlamento da região, onde compreende 204 edis, sendo 85% composto por homens. 
A vereadora de Iraí, Maristela Panegalli, destaca a importância de mulheres ocuparem cargos de liderança e fomentar a busca por igualdade de gênero.

– As estatísticas mostram um quadro de desigualdade, poisvivemos em um país patriarcal. A mulher precisa acreditar nela mesma e em seu potencial para assumir cargos de liderança e começar, dentro de casa, assumir que é responsável por tudo o que acontece ao seu redor. Épreciso que a mulher do século XXI acredite nela, que seja corajosa e vá em busca de seus sonhos. Temos vez, voz e voto – pontua Maristela. 

Além da pouca expressão, outros aspectos dificultam a vida da mulher no meio político, conforme comenta a vereadora de FW, Aline Caeran. “Ainda somos alvo de muito preconceito e violência. A violência política contra as mulheres ocorre diariamente e ainda precisamos de uma legislação de garanta um mínimo de candidatas mulheres para que possamos nos inserir no espaço político”, afirma Aline. A edil frederiquense ainda reitera que conforme os espaços são conquistados, toda a comunidade feminina vibra e ganha mais poder de visibilidade. “A cada liderança feminina que ganha destaque, ganhamos força para abrir caminho para que outras mulheres possam ocupar o seu espaço e fazer a diferença na sociedade”, comenta a vereadora.

Apesar ainda da representatividade ser baixa, os números remetem uma evolução e incentivam, cada vez mais, a inserção das mulheres na política. A equipe de reportagem do jornal O Alto Uruguai conversou com três mulheres que estão à frente das Câmaras de Vereadores de Planalto, Pinhal e Vista Alegre que comentam qual é a importância de fomentar a inclusão nesse importante meio.

Janete dos Santos Martins – Presidente da Câmara de Vereadores de Planalto

“Acredito que a liderança feminina é essencial para estabelecer a igualdade, tanto na política, como em empresas e até mesmo na sociedade, e ver cada vez mais mulheres ocupando esses espaços nos mostra uma intensa quebra de preconceitos e profundas mudanças. Com essas mudanças entendemos que as mulheres têm uma importante contribuição para dar a cargos de maior poder e, principalmente, à política”.

Andreia Maria Piaia – Presidente da Câmara de Vereadores de Vista Alegre

“A mulher a cada dia vem ocupando um lugar de destaque na sociedade e no mundo político. Isso se dá pela força interior e pela sensibilidade que há em seu coração, de perceber as necessidades e fragilidades que há no outro e um inconformismo diante das injustiças e desigualdades existentes. A força da mulher está no seu modo inteligente de agir”.

Daniela Lorenzi – Presidente da Câmara de Vereadores de Pinhal

“Acredito no potencial da mulher para transformar qualquer área, seja no setor público, seja no setor privado ou nas entidades em que estiver inserida, a mulher pensa diferente, tem um senso de empatia mais apurado, o interesse pela política pode não ser algo que surja de imediato, quando a mulher começar a participar mais na política ela vai perceber o quanto é capaz de realizar e ajudar a sua comunidade”. 
 

Vereadoras da região

Alpestre

Rosane Fontana da Silva (MDB)

Ana Carolina Rossetti (Progressistas)

 

Ametista do Sul

Juliane Garlet (PT)
Josselaine Mocelin (PDT)

 

Boa Vista das Missões 

Scheila Fagundes (Progressistas)
Rosane Savaris (PL)
Lânia Rossetto (PSB)

 

Caiçara

Josanete Stefanello dos Santos (PDT)

Ana Paula Roggia (MDB)

 

Cerro Grande

Adriane Pastório (PDT)

Dois Irmãos das Missões

Bruna Pacheco (MDB)

 

Erval Seco

Volneia Balestrin (PDT)

 

Frederico Westphalen

Aline Ferrari Caeran (Progressistas)

 

Iraí

Maristela Panegalli (PTB)

Francielli Diotti (Progressistas)

Ana Paula Rodrigues (PT)


Palmeira das Missões

Karin Uchôa (Progressistas)

 

Palmitinho

Venilda de Fátima Azevedo (PDT)

Rose Cleri de Souza (MDB)


Pinhal

Daniela Lorenzi (PDT)

Maria Cleci Zanetti (Progressistas)

Pinheirinho do Vale

Lovani Machado (PDT)

Mara Nesque da Silveira (PL)

 

Planalto

Janete dos Santos Martins (MDB)

 

Rodeio Bonito

Angela Taschetto (PT)

 

Seberi

Mara Lúcia Falcão (MDB)

 

Vicente Dutra

Elenir da Silva (PDT)

 

Vista Alegre

Andreia Maria Piaia (MDB)
Elsa Vicentini Vargas (PT)

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU