Publicidade
Gestão
Palmeira das Missões manifesta interesse em aderir ao Cigres
Consórcio atualmente atende 31 municípios do Norte gaúcho
Por: Redação
Publicado em: segunda, 11 de abril de 2022 às 12:48h
Atualizado em: segunda, 11 de abril de 2022 às 12:51h

Na última semana, uma comitiva representando o município de Palmeira das Missões esteve visitando o Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), com o objetivo de conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo órgão, afinal, o município de Palmeira das Missões tem interesse em ingressar no consórcio, que atualmente atende 31 municípios do Norte gaúcho.
As representantes do município foram recebidas em audiência pelo coordenador geral, Elton Tatto, juntamente com o engenheiro ambiental do Consórcio, Carlos Eduardo Balestrin Flores. Na atualidade são processadas cerca de 70 toneladas de resíduos por dia na sede do Cigres, localizada as margens da BR 386 em Seberi, beneficiando uma população de 200 mil pessoas.
Mayara Godoi Damian, arquiteta urbanista e coordenadora do setor de obras da Administração Municipal de Palmeira das Missões esteve acompanhada pela engenheira ambiental e coordenadora do departamento do meio ambiente, Mariana Martins de Oliveira juntamente com a assessora jurídica do gabinete do prefeito, Izana Santos da Silva.
As visitantes ficaram impressionadas com a estrutura e o trabalho desenvolvido pelo Consórcio, somando decisivamente para a preservação da natureza e do meio ambiente, atuando sempre pela sustentabilidade, proporcionando o destino correto para os resíduos. O interesse de Palmeira das Missões em ingressar no CIGRES, se deve ao modelo de gestão eficiente e transparente implantado no órgão, que vem proporcionando bons resultados aos municípios e a comunidade regional.
Órgãos como Fepam, Ministério Público e Tribunal de Contas tem indicado a experiencia do Cigres como referência para os Municípios no que tange ao processamento dos resíduos. Tatto agradeceu a visita da comissão de Palmeira das Missões e reitera que o Consórcio está de portas sempre abertas para todos os municípios, entidades e instituições, com o objetivo permanente de somar em benefício da nossa região.
Agora, o próximo passo será o município de Palmeira das Missões formalizar o interesse de integrar o Consórcio, apresentando também um levantamento sobre o volume de lixo produzido no município, para que o Cigres possa absorver esta demanda. Após isso, a solicitação de ingresso deverá ser aprovada pelos prefeitos dos municípios integrantes em assembleia. 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações Ascom Cigres
Vitrine do AU