Publicidade
Segurança na internet
Crescimento de cibercrimes no Brasil é pauta de palestra da Federasul
Divisão jurídica da entidade promove o primeiro encontro jurídico com o tema “Seguros frente aos riscos cibernéticos no cenário empresarial”
Por: Nícolas Rahmeier
Publicado em: segunda, 18 de abril de 2022 às 14:09h

Diante do aumento das incidências de práticas ilícitas na internet, a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) promoveu uma palestra com o tema “Seguros frente aos riscos cibernéticos no cenário empresarial”. A palestra faz parte do primeiro Meeting Jurídico da entidade em 2022 e contou com a fala do fundador da Clamapi Seguros Cibernéticos e da Bluecyber Seuros e membro do Comitê Público da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (ANPPD), Claudio Macedo Pinto. 

Publicidade

Gráfico dos cibercrimes no Brasil disparam
Conforme pesquisa realizada por uma empresa de seguros, o cibercrime aumento 125% no primeiro semestre de 2021 (o resultado anual ainda não foi divulgado). Para se ter uma ideia, em 2020 foram registrados mil sinistros contra 80 de 2016. Entre os setores mais penalizados estão saúde, serviços profissionais e instituições financeiras. Macedo Pinto destacou ainda que os ataques não atingem somente grandes empresas, está presente também na rotina de pequenas e médias. “Para se ter uma ideia, mapeamos mais de 800 casos registrados na mídia. São casos de empresas de vários setores que sofreram importantes ataques”, pontua o palestrante.
O mercado cresce no País, onde existem hoje cerca de mil apólices de seguro cibernético que são administrados por 12 seguradoras que realizam esse tipo de cobertura e que arrecadaram, em 2021, R$ 105,8 milhões e indenizaram R$ 74,5 milhões. Os seguros cibernéticos operam baseados em três pilares: responsabilidade civil de dados, danos ao próprio segurado e gestão de crise através da assistência oferecidas pelas seguradoras.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai com informações da Ascom Federasul
Vitrine do AU