Publicidade
Saúde
Vacinação infantil contra gripe e sarampo é antecipada
A partir desta segunda-feira, 25, público da faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade poderá ser imunizado no RS
Por: Redação
Publicado em: segunda, 25 de abril de 2022 às 13:13h

A Secretaria da Saúde (SES) antecipou para esta segunda-feira, 25, o início da vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade contra a influenza (gripe) e contra o sarampo. Inicialmente marcada para começar em 3 de maio, a estratégia foi antecipada devido à crescente demanda em atendimentos de urgência pediátrica na rede de saúde por quadros clínicos respiratórios.

Publicidade

A meta é vacinar 90% do público nessa faixa etária no Rio Grande do Sul, estimado em 620 mil crianças. No sábado seguinte, 30, ocorrerá o Dia D, com a abertura extraordinária dos postos para a aplicação das doses. A vacinação contra a influenza e contra o sarampo (vacina tríplice viral) pode ocorrer no mesmo momento.

Caso a criança esteja fazendo este ano pela primeira vez a vacinação contra a influenza, deverá fazer duas doses, com 30 dias de intervalo. Se a criança foi vacinada contra a gripe em algum outro ano, o esquema é de dose única, assim como é para as demais idades. A vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), produzida pelo Instituto Butantan, tem a formulação constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

A tríplice viral é uma vacina atenuada, que contém vírus vivos “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola e da caxumba e é aplicada como rotina na infância, em duas doses. A primeira dose deve ser tomada com um ano de idade e a segunda, com 15 meses. Assim, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e evitar surtos, a vacinação do sarampo faz parte das doses de rotina, que estão disponíveis nos postos durante todo o ano.

Para os grupos de idosos e trabalhadores da saúde, que começaram a ser vacinados em 4 de abril, a vacinação segue aberta. Até agora, 546 mil pessoas com 60 anos ou mais já se vacinaram, representando 26% do público-alvo. O mesmo índice já foi alcançado entre os trabalhadores da saúde, com 95 mil pessoas imunizadas.

Em 3 de maio, a campanha abrangerá os demais grupos prioritários, como gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, entre outros. Mais de 4,9 milhões de pessoas fazem parte dos grupos elegíveis.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações de Ascom SES
Vitrine do AU