Publicidade
Economia
IPVA: 34% da população da região ainda não quitou o tributo
Calendário do imposto se finda nesta sexta-feira, 29
Por: Nícolas Rahmeier
Publicado em: quarta, 27 de abril de 2022 às 14:52h

Se aproxima o prazo final para que os proprietários de veículos quitem o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotores (IPVA). Na sexta-feira, 29, os automotores que possuem as placas com final 9 e 0 encerram o calendário previsto pelo governo do pagamento do tributo que possui sua arrecadação dividida para o Estado (50%) e município (50%) em que o veículo foi emplacado.
O jornal O Alto Uruguai realizou um levantamento da situação atual da arrecadação do imposto nos 22 municípios de abrangência. Com base em informações repassadas pela Receita Estadual, na região são 58.698 pagantes do tributo e até segunda-feira, 25, a população que quitou o imposto foi de 38.799, o que representa 66% da parcela total de pagantes, ou seja, 34% dos proprietários dos veículos automotores precisam pagar a taxa. 
Ainda, conforme a Receita Estadual, a expectativa da arrecadação total do imposto nos 22 municípios da região deve superar os R$ 59 milhões, em outras palavras, serão aproximadamente 30 milhões para o os cofres públicos municipais e do Estado. 
Destaques da região
O município de Pinhal é o que possuía, conformes os dados da última segunda-feira, o melhor percentual dos proprietários de veículos a quitarem o tributo, número que chega a 78,37%. Frederico Westphalen é o que mais possui público pagante tendo 13.629 e destes, faltavam 3.413 acertarem a dívida. Palmeira das Missões é a cidade onde a parcela devedora é maior, assim como a quantia de inadimplentes. O número dos donos de veículos que ainda não pagaram o valor é de 4.536, e a população inadimplente chega a 1004. 

Conteúdo restrito a assinantes
Vitrine do AU