Publicidade
Artigo do leitor
A prática pedagógica na educação atual
Por: Tatiana Socovoski de Castro
Publicado em: quarta, 27 de abril de 2022 às 15:10h

As importantes transformações ocorridas na sociedade como o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e sobre o processo pedagógico, refletiu-se especialmente nas atividades dos alunos no contexto escolar porque a dificuldade e a insegurança de professores resultaram na maneira do comportamento do procedimento de ensino e aprendizagem. 
    Desta maneira, se fez necessário refletir no processo educativo com o professor para vivenciar estas modificações de maneira que fossem beneficiar as atividades didáticas e metodológicas para promover o desenvolvimento do ensino e a aprendizagem com os alunos. 
    A sociedade atual se confronta com o desenvolvimento acelerado que ocorre a sua volta, onde o desenvolvimento e as descobertas acontecem em frações de segundos, ocasionando um certo desgaste e comprometimento das ações voltadas para o aprimoramento do ensino, colocando a sala de aula como um ambiente de pouca relevância para a consolidação do conhecimento, enfatizando a vivência social o requisito primordial para a busca de aprendizado. 
    Assim, observa-se que a busca pelo conhecimento não tem sido o ponto de interesse principal da sociedade, porque a atualização das informações acontece de maneira acessível a todos os segmentos satisfazendo no geral os interesses daqueles que as buscam. 
    Portanto, a escola nesta situação possui alternativa em rever suas atividades e sua função no aprimoramento da sua prática educativa, sendo que, ao analisar os conceitos didáticos e pedagógicos deve ser realizada de maneira a adequar sua postura pedagógica ao momento atual e principalmente colocar-se na posição de organização principal e mais importante na evolução dos princípios fundamentais de uma sociedade. Com isso, suas atividades podem pautar um resultado positivo no saber real. 
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, por Tatiana Socovoski de Castro
Vitrine do AU