Publicidade
Geral
Dengue: neste ano, número de óbitos no RS já é cinco vezes maior que em 2021
Atualização do painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontou 57 mortes em território gaúcho
Por: Cíntia Henker
Publicado em: quinta, 23 de junho de 2022 às 11:21h

Nem a chegada do frio tem amenizado os impactos da dengue no Rio Grande do Sul, isso porque, de acordo com a última atualização do painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), já foram confirmadas 57 mortes pela doença, somente nos seis primeiros meses deste ano. 
O número tem preocupado as autoridades sanitárias, já que é cinco vezes maior que o registrado em 2021. Durante todo o ano passado, 11 pessoas morreram por dengue no RS. Até o momento, o município com mais óbitos é Novo Hamburgo (8), seguido de Igrejinha (6) e Horizontina (5). Já na área de abrangência do jornal O Alto Uruguai, Jaboticaba (3), Cristal do Sul (1), Ametista do Sul (1) e Seberi (1) são as cidades que possuem vítimas pela doença. 
Até a última atualização, o Rio Grande do Sul somava 43.984 casos confirmados da doença. Atualmente, 24 pessoas estão internadas por dengue no Estado, três delas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 21 em leitos clínicos.

Publicidade


2ª CRS apresenta estabilidade
Apesar dos dados negativos em âmbito estadual, a área de abrangência da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Frederico Westphalen, tem apresentado estabilidade. Os números, que já registraram aumento de 30% entre uma semana e outra, têm diminuído. 
Conforme o último boletim divulgado, na segunda-feira, 20, foram contabilizados 3.898 casos da doença, apresentando um aumento de apenas 3,86%, em comparação aos dados do dia 9, no qual haviam 3.753 pessoas infectadas pela doença. 


15ª CRS
A área de abrangência da 15ª CRS, com sede em Palmeira das Missões, possui 2.133 casos confirmados, registrando 1.104 casos a mais em comparação a última atualização, em 9 de junho. Dentre os municípios da coordenadoria, quatro compõem a região do jornal O Alto Uruguai, sendo eles Boa Vista das Missões (17 casos), Cerro Grande (102), Dois Irmãos das Missões (0) e Jaboticaba (623). 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU