Publicidade
Karatê
Formando atletas e cidadãos
Academia palmitinhense recebe selo de federada e participa de primeira competição
Por: Douglas Cavalini
Publicado em: segunda, 27 de junho de 2022 às 09:03h

Há cerca de um ano, crianças e adolescentes de Palmitinho vestem seus quimonos, retiram os calçados e adentram ao tatame depois de saudá-lo, proferindo “oss” – termo japonês ligado as artes marciais que indica respeito – em alto e bom tom. Assim é o ritual do início do treino do Karatê, modalidade centenária da “arte das mãos vazias”.

Publicidade

O projeto é liderado pelo sensei – que indica o professor ou mestre – Cristiano Santos. Hoje radialista, Santos foi carateca por um bom tempo, iniciando sua trajetória nos dojôs – local dos treinos – no início dos anos 2000, em Santa Catarina. Chegou a representar Chapecó nos Jogos Abertos do Estado e Gravataí nos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul, além de outras competições.

Depois, iniciou como instrutor em Palhoça (SC), seguindo para os municípios de Palmitos e Caibi, também no Estado catarinense, até receber o convite para atuar em uma academia de Palmitinho, no início de 2021. Os treinos vêm dando resultados na formação de atletas e cidadãos. Um dos principais reconhecimentos foi conquistado recentemente, quando a academia foi filiada junto à Federação Gaúcha de Karatê. O ofício da filiação foi apresentado para a comunidade na noite da última quinta-feira, 23. “Não se faz nada sozinho, o apoio do município, dos pais, vereadores, foi fundamental para essa conquista”, destacou Cristiano Santos.

O diretor de esportes do município, Aurélio dos Santos, reafirmou o papel social da modalidade. “É emocionante essa parte didática, ver essas crianças treinando é muito gratificante. Não é só uma pratica desportiva, a gente trabalha na construção social da nossa comunidade”. A secretária de Administração do município, Michele Zanela, complementou dizendo que o trabalho “traz um compromisso e uma reponsabilidade para essas crianças e evita que acabem em caminhos ruins”.

Estreia em competições
Há dois meses, o dojô segue em ritmo intenso de treinos. A Academia Vitaliti Palmitinho de Karatê disputou domingo, 26, a 1ª Copa Novo Hamburgo da modalidade, que reúne mais de 250 atletas de todo o Rio Grande do Sul. “Essa competição visa dar experiência aos nossos atletas iniciantes do Karatê, mas acreditamos que podemos ter bons resultados”, afirma Cristiano, que tem como meta levar ao menos três atletas naturais de Palmitinho para o próximo Campeonato Brasileiro da modalidade.


 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai.
Vitrine do AU