Publicidade
Qualificação
Conselheiros e coordenadores de núcleo participam de formação
Encontros promovidos pela Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG têm como objetivo capacitá-los ainda mais para o melhor desenvolvimento de suas funções
Por: Thaane Otero
Publicado em: terça, 28 de junho de 2022 às 17:50h
Atualizado em: terça, 28 de junho de 2022 às 17:58h

Visando aprimorar, qualificar e desenvolver os quadros de Conselheiros de Administração e Fiscal, e de Coordenadores de Núcleo, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG está realizando formações, desenvolvidas por professores do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 
A capacitação iniciou em maio, com foco no “Ambiente de aprendizagem virtual”, promovida de forma online. Seguiu neste mês de junho, para Conselheiros, com o tema “As Pessoas, a cooperação e o cooperativismo”, e, para os Coordenadores de Núcleo, com a temática “As pessoas e a cooperação: seres únicos que têm na cooperação a sua essência”, ambos realizados presencialmente em Rodeio Bonito/RS. 
Com o recente e expressivo crescimento da Cooperativa, o aprimoramento dos conhecimentos torna-se fundamental para o processo de tomada de decisões, sempre com o objetivo de colocar o associado no centro das atenções e cumprindo o propósito de desenvolver as comunidades, conforme explica o vice-presidente Sérgio Triches.
– Os Coordenadores, especialmente, mas também os Conselheiros, estão na nossa base, junto aos associados, e eles ouvem os anseios e as necessidades dos donos do negócio, e de posse dessas informações podemos discutir e traçar os caminhos para a Cooperativa com segurança e sustentação, visando a evolução e, assim, cumprir com nosso propósito de juntos construirmos uma sociedade mais próspera – frisa Triches.

Publicidade
Publicidade

Intuito com as capacitações
A formação para Coordenadores de Núcleo tem como objetivo contribuir para que possam aprimorar seus conhecimentos e participação na Cooperativa e na sociedade, tornando-se multiplicadores da importância do Cooperativismo, tendo também a consciência de que por meio deste modelo, é possível ter um mundo mais justo e sustentável. Estão participando mais de 50 pessoas.
Já a capacitação aos Conselheiros, de Administração e Fiscal, tem como intuito contribuir para a qualificação e o desenvolvimento de suas atividades junto aos colegiados, ajudando também na reflexão sobre temas relevantes à sociedade e ao empreendimento, sempre com olhar estratégico. Com os encontros, é possível o fortalecimento da governança, aprimorando o olhar estratégico quanto a sustentabilidade e perenidade do modelo de negócio, enquanto instituição da comunidade. 
Ambos os cursos seguem até novembro, com modalidade extensiva e regime presencial.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU