Publicidade
Educação 
Egressa do curso de Enfermagem da UFSM-PM desenvolve projeto de pesquisa inédito no Brasil
Objetivo do estudo é avaliar o efeito do extrato da planta Anredera cordifolia no processo de cicatrização de lesão de pele
Por: Thaane Otero
Publicado em: terça, 05 de julho de 2022 às 17:27h
Atualizado em: terça, 05 de julho de 2022 às 17:31h

A egressa Elisa Vanessa Heisler foi acadêmica do curso de Enfermagem da UFSM campus Palmeira das Missões, e durante o período de estudos na instituição despertou interesse pela pesquisa sobre plantas medicinais, especificamente a Anredera cordifolia. Atualmente, é mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM (PPGEnf) e segue na linha de pesquisa sobre plantas medicinais. Elisa está desenvolvendo o projeto de doutorado inédito no Brasil intitulado “Efeitos do extrato da planta Anredera cordifolia na cicatrização de lesões de pele”. O objetivo do estudo é avaliar o efeito do extrato da planta Anredera cordifolia no processo de cicatrização de lesão de pele, em modelos experimentais in vitro, com células humanas de linhagem comercial (fibroblastos) cultivadas em ambiente hiperglicêmico.
O projeto de tese é orientado pela docente Maria Denise Schimith, do Departamento de Enfermagem e Coorientado pela docente Fernanda Barbisan, do Departamento de Patologia da UFSM.
Trata-se de um estudo interdisciplinar que neste momento, está sendo conduzido nas dependências do Laboratório de Biogenômica do Departamento de Morfologia da UFSM, o qual é coordenado pela docente Ivana Beatrice Mânica da Cruz e pela Coorientadora do projeto de tese, Fernanda Barbisan.
A metodologia do referido projeto caracteriza um marco para o PPGEnf, pois é o primeiro estudo pré-clínico que busca avaliar os possíveis efeitos cicatriciais de uma planta medicinal utilizada pelo saber popular, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação.

Publicidade
Fonte: Assessoria de Comunicação UFSM - PM
Vitrine do AU