Publicidade
Celebração
Moradora de Vicente Dutra completa 107 anos
Izaltina Lemes dos Santos reside no município desde os seus 21 anos
Por: Thaane Otero
Publicado em: segunda, 01 de agosto de 2022 às 16:03h
Atualizado em: segunda, 01 de agosto de 2022 às 16:57h

No dia 28 de junho de 1915, na cidade de Palmeira das Missões, nascia Izaltina Lemes dos Santos, que comemorou na última quinta-feira os seus 107 anos de vida. Filha de Franklin Lemes dos Santos e Embraima da Silva, Izaltina é neta de João Lemes Santos, Claudina Lemes dos Santos, João Antunes da Silva e Sinhorinha da Silva.
Por volta dos seus cinco anos de idade, a família de Izaltina mudou-se para Ribeirão Bonito, que hoje fica na estrada entre Palmeira das Missões e Constantina, onde ela viveu até os seus 21 anos e conheceu o seu esposo, Basílio Soares da Silva. Na tentativa de buscar melhorias, por já ter um filho, o casal se mudou para Vicente Dutra, na localidade da linha Boa Esperança.
Quando chegou a Vicente Dutra, Izaltina conta que haviam poucas casas. “Cheguei aqui na década de 30, tinha poucas casas, sendo que algum dos moradores na nossa pequena comunidade eram Jacinto Botton e a família do Emílio Caetano Pastório”, relembra.
Trabalhando com a agricultura e sustentando sua família, Izaltina sempre desempenhou as tarefas da casa e cuidava de seu esposo, que sofria de epilepsia. Antes do falecimento de Basílio da Silva, com 98 anos, o casal foi residir na cidade de Barracão (PR), no distrito Siqueira Belo, onde viveram por um ano e voltaram para Vicente Dutra. “O trajeto para chegar até Siqueira Belo foi muito difícil, pois a gente levou apenas a mudança na carroça. Fomos caminhando e carregando um de nossos filhos no colo”, diz. 
Izaltina e Basílio Soares da Silva tiveram oito filhos, sendo seis homens e duas mulheres – Ireno (in memoriam), Aurélio (in memoriam), Vitor (in memoriam), Bastião (in memoriam), Simão, que hoje reside em Descanso (SC), Livino, morador de Itajubá (MG), e Dalila e Olinda, residentes em Vicente Dutra.
De acordo com o vereador Evandro Luiz Wolff, que visitou Izaltina na última terça-feira, 26, a pedido de alguns munícipes, a centenária é o orgulho da família e da cidade, pois sempre batalhou para sustentar sua família, passando o legado de valorizar suas origens aos seus filhos, que hoje passam aos seus 21 bisnetos.

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU