Publicidade
Polícia
Barreira sanitária e apreensão de produtos são realizadas em Pinhal
Ação foi desencadeada pela Brigada Militar e Inspetoria Estadual e o Serviço de Inspeção Municipal
Por: Wagner Stan
Publicado em: quarta, 17 de agosto de 2022 às 16:36h
Atualizado em: quarta, 17 de agosto de 2022 às 16:42h

Uma operação conjunta entre a Brigada Militar, Inspetoria de Defesa Agropecuária Estadual e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) foi realizada nesta terça-feira, 16, em Pinhal. A ação fiscalizou produtos de origem animal e o transporte de animais vivos, a fim de combater a comercialização sem inspeção sanitária e verificar as condições de transporte. 
Durante a fiscalização, foram aprendidos produtos clandestinos, sem inspeção sanitária, além de alimentos refrigerados, como queijos, bebidas lácteas, ricota, morcela, bacon e requeijão, sendo transportados fora da temperatura de conservação. Além da apreensão das mercadorias, os infratores também foram multados e responderão a processo.
– Uma vez que esses produtos fiquem expostos a altas temperaturas, toda a inocuidade do produto fica comprometida. Por isso, é importante que os consumidores estejam atentos com a temperatura de conservação de cada produto, que sempre está indicada no rótulo. Também é importante que os comerciantes que recebam esses produtos confiram se estão recebendo os produtos na temperatura correta. É importante que cada estabelecimento tenha um termômetro e faça essa mensuração ao receber – disse o médico-veterinário do SIM de Pinhal, André de Oliveira. 
A barreira sanitária móvel também visou a educação em saúde pública com a distribuição de panfletos informativos sobre o risco do consumo de produtos clandestinos e dos danos causados para o consumidor.

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU